Estamos longe de nadar em dinheiro, gastando para realizar sonhos de consumo todos os dias. A situação política fornece poucas ilusões económicas, tal a quantidade de dinheiro desviada. Mesmo assim, alguns mercados superam os medos da crise e nos atraem com esperanças de coisas belas. Um deles é o setor de joias. Sim, por incrível que pareça, maravilhas em ouro, diamantes e pedras provocam inaugurações de lojas, marcas novas e lançamentos de coleções.

Só nesta temporada o grupo Sara Joias mostrou lindezas em segunda marca, a Tiffany’s impressionou com os diamantes da coleção HardWear, Lisht lançou a série-cápsula One Ocean, e Daniel Maliki trouxe de Niterói a Alessia, joalheria que já existe há 10 anos sob seu comando. O endereço? O Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto Santos Dumont.

_ Foi paixão à primeira vista. Vista mesmo, com direito a Pão de Açucar e Cristo Redentor! – comentou Daniel na inauguração.

Além das joias de coleção própria, a Alessia (nome escolhido pela beleza e por lembrar a Italia, com significado de ser “aquela que protege”), tem nas laterais vitrines com couros e canetas da Montblanc _calma, adeptos dos Beatles, a caneta deles deve chegar no segundo semestre _ e do outro lado, relógios das marcas Frederique Constant e Tag Heuer (marca que agora pertence ao grupo LVMH).

Linha Boreal, com esmeraldas

Durante o coquetel de abertura, vimos as esmeraldas da coleção Boreal, com lindos e minimalistas cordões, brincos com tarraxa sutiã, que impede o deslocamento da joia na orelha, safiras com pérolas, com destaque para o bracelete de fios de ouro e minipérolas.

Bracelete de fios de ouro e minipérolas

Depois, uma verdadeira aula de relojoaria, dada pela Joana Casagrande, gerente da Alessia Rio. Vale conversar com ela, para saber do Open Heart, da jovem marca suíça (menos de 30 anos) Frederique Constant e do Esqueleto, relógio da Tag Heuer com vidro de safira, mecanismo aparente, taquímetro, que mede a velocidade por metro. Ou saber do modelo favorito dos homens, da linha Aqua, que resiste a 300 metros de mergulho – são testados na fábrica suíça, um a um _ e tem no bezel (a moldura da caixa) a marca de quanto se tem de tempo de oxigênio (Ui!). Perfeito para todos os esportes aquáticos, porque fecha como se fosse um submarino, girando a coroa, para proteger o mecanismo.

Vitrine da marca Frederique Constant na Alessia

Um dos modelos da linha Aqua Racer, da Tag Heuer

Adoraria ouvir mais histórias de relojoaria, ainda volto lá para conversar com a Joana e saber detalhes da linha Montblanc. Importante: quem já tem sua caneta desta marca, saiba que a Alessia recebe as respectivas recargas.

Fotos Ines Rozario

_ E mais/ a cada reportagem, aprende-se mais. Nunca tinha ouvido falar em tarraxa sutiã! E o bezel, moldura eue cerca a caixa, com preciosas informações? / O Bossa Nova Mall vai se firmando. A Forever21 tem uma boa seleção e inclui a linha masculina. Prefiro estacionar no aeroporto, onde tem o Via Fácil. O shopping tem um lounge só para o Uber, ótimo / mudando de tema, sabem estas jaquetas bombers estampadas ou bordadas, coloridas? É o sucesso na Farm, que desenvolve para a Adidas, na Centauro e agora…nas Americanas! Por menos de R$ 100, veste-se o agasalho que dá cor aos looks invernais / e agora, os preços dos relógios da Alessia: um Frederique Constant custa a partir de R$ 5.000. O modelo Open Heart, da Tag Heuer sai por R$ 9.805. O Esqueleto, também da Tag Heuer, chega aos R$ 25.145.