Acabou o preconceito contra usar jeans no verão. Seja pela imposição da moda ou porque é o tipo de roupa que sempre cai bem e veste de manhã à noite, não há mais limite de clima para o velho e querido índigo blue.

Uma prova do provável sucesso do jeans no próximo verão é a variedade de modelos e estilos vista na Fenin Fashion de Bento Gonçalves, que se realiza na cidade da serra gaúcha até quinta-feira. Lojistas de várias cidades do país foram convidados por Julio Viana, empresário responsável pela Expovest, que realiza as Fenins em Bento Gonçalves, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro. Para estes compradores, que devem levar suas escolhas para as vitrines, o jeans deve variar de peça básica a destaque dos looks brasileiros.

Jeans de homem

Poder: a Gangster montou passarela externa, com painel de LED no fundo e mostrou a linha masculina ajustada e colorida, ao som de Happy, de Pharell Williams

Colado: um exemplar de jeans masculino da Gangster, quase um legging, de tão justo

 Atenção: ao novo corte das bermudas, que também se ajustam e ficam mais simples

Outro preconceito que já era: calça justa para os homens. O corte slim aparece em todas as marcas. Desde a clássica Levis, que lança o modelo legging, com fit abraçacorpo, como definem no mostruário da coleção, até a Gangster, uma das âncoras da Fenin, que montou desfile em um dos corredores do Fundaparque, para mostrar a linha de calças e bermudas lavadas e justas. No espaço de vendas, uma série de camisetas completa, em tons de jeans, a família índigo.

Versões – jeans em camisa (que volta, vem lá dos anos 80), bermudas e calças na Zune

Na Zune Jeans a estrela é o apresentador Rodrigo Faro, que decora em fotos o espaço. Nas vitrines, bermudas ajustadas, muitas jardineiras, tanto masculinas como femininas.

Jeans feminino

Justo! – para as candidatas a Kim Kardashian, o luxo se conjuga com sutis bojos na traseira das calças NRK, que aumentam bumbuns em bons centímetros

Neste caso, o que vale não é apenas o corte slim, skinny, enfim, ajustado. Um bom exemplo de que é preciso ir além é a coleção da NRK Jeans: segundo Adriana Folco, gerente de produção da marca, “é preciso ter brilho e glamour nas calças”. O que representa cordões de cristal, muitos detalhes dourados e efeitos furtacor debruando bolsos e cortes. Nada daquela etiquetinha tradicional, de couro, nas costas: são retângulos dourados, matelassês. Mas o diferencial vai mais adiante, atinge um desejo oculto de muitas mulheres. O corte em coração dos modelos tem o efeito de levantar o bumbum. Se este detalhe não for suficiente, bojos embutidos no avesso garantem um perfil de Kim Kardashian para as usuárias desprovidas de curvas. Antes de qualquer nariz torcido diante de tanto brilho e bunda, cito uma qualidade da NRK: é uma versão Couture da moda jeans, já que todos estes dourados e cristais são aplicados à mão. Outra qualidade é atender também a quem nem de longe precisa dos bojos, s mais gordinhas, já que a coleção sempre inclui pelo menos dois modelos que vão até o manequim 54.

 Glamour – muito elastano, detalhes dourados e com brilho e cortes funcionais são criados para dar este resultado final, um estilo jeans sexy

No Rio, o glamour da NRK está nas vitrines da Hot Buttered (BarraShopping, Rio Sul, etc) e na Unabella, em Petrópolis.

Já na Zafferano são as cores que encantam. A marca, ligada ao ator Luciano Szafir, substitui o jeans por tecidos como um sedoso, mais leve ou os algodões resinados. De casa modelo há pelo cinco variações de cores.

Pronto para um verão BoHo, o look de saia jeans em ponta com bata rendada, da Pacific Blue

A Pacific Blue confirma o que mostrou na Fenin São Paulo. Vitrines mostram que o jeito BoHo continuará nos looks, combinando peças artesanais (ou com cra de) com muito jeans. Como a minissaia em ponta, em jeans lavado e detonadinho, com bata rendada e botinha franjada.

Botinha no verão? Por que não, se é uma proposta de moda, segue quem quiser. Que faz looks ótimos, é inegável.

E mais / um voo até Porto Alegre muito bom. O comandante da TAM avisou antes de colar que haveria ventos fortes no caminho. Pois ele desceu dos 10 mil metros para uns 9 mil, driblou a ventania e não houve nenhum aviso de apertar cintos / primeiro dia de Fenin nada à vista, graças à névoa (linda) que cobre a cidade / mas nada de frio terrível, como era esperado / mais jeans, na Crocker, impressionante a quantidade de calças expostas / A Fasolo, famosa pelos cintos masculinos, está lançando sapatos. Bem bonitos.

 Sapatos da Fasolo, novidade na Fenin de Bento Gonçalves