O Riocentro tinindo de chic, com boa manutenção – o lado B fica por conta do caminho cheio de obras das Olimpíadas – e uma bela mostra do que vai circular nas ruas, a partir de outubro: esta ´é a primeira Fenin Fashion Rio, que vai até a quinta-feira, dia 30.

 

Logo na entrada, a Afghan resume o estilo do evento, muita estampa, jeans, tricô. Ué, mas isto tudo não foi visto nas Fenins de São Pàulo e Bento Gonçalves? Sim e não: em marcas como a Afghan, do casal Ester e Isio Feldman, estes temas conseguem uma originalidade surpreendente. O tricô é em nude, bem leve. O jeans tem um tratamento quadriculado, desfiado a laser, como uma  bolsa damier da Louis Vuitton. E as estampas são quase todas exclusivas. “ o que não é, nós recolorimos”, contou Ester. Além destes temas, a Afghan investe em moda festa – afinal, o conceito do verão, definido pelo Ísio, é Celebração. Laila, a filha do casal, encarregada do marketing, avisa que é um jeito carioca de moda festa, “nada exagerado, tem bordados, mas do nosso jeito”. O jeito da Afghan é para a mulher urbana, que gosta de uma moda shapeada (atenção, neologismo à vista), sensual, sem vulgaridade.

Vestido com recortes, curtinho, para as baladas do verão da Afghan

fotos Ines Rozario

Vestido longo, para agradar ao gosto carioca

 Estampa exclusiva da Afghan no vestido de verão

 A estampa Mauá aparece não só em maiôs e biquinis, mas também em vestidos e macacões da Blue Man

Mais adiante, a Blue Man atrai com suas 32 estampas com coqueirais, praias, folhagens, inspiradas em lugares como Mauá, Caribe e arredores. Na linha fitness, xodó da Sharon Azulay, atual designer da marca, as estampas convivem com detalhes em neon. Os biquínis de lacinho aparecem em todo os tamanhos, mas os que tinham estampas em neon não estão na Fenin. Motivo: esgotaram! Segundo Bianca Delerue, que estava a postos no espaço da Blue Man, outro ponto forte é a sunga. “ que dizem que é a melhor do Brasil. Mas é a melhor do mundo!”

 Braceletes com boquinhas, lembranças de Yves Saint Laurent e Schiaparelli, na coleção de Laura Carpi para Metally

Laura Carpi mostra o colar de abacaxizinhos, criado para a Metally

O acessório também chama a atenção na Fenin. Na Metally, a novidade é a coleção-cápsula assinada por Laura Carpi. Colares com peso de jóia, banhos dourados ou grafite, bem brilhantes, pingentes de abacaxizinhos ou andorinhas, braceletes de resina com boquinhas aplicadas.

E mais: vendo a Metally, tão bonita, lembrei que a Rosana Bernardes podia estar aqui também / a caminho do Riocentro, algo bateu no carro. Um fio de nylon pendurado no retrovisor denunciou: era um raio de uma pipa, presa na antena do carro! Coisas de Barra / a praça de alimentação fica do lado de fora do pavilhão da feira. Tem empanadas argentinas, ótimas. Recomenda a de carne picante. Como sobremesa, a de chocolate. Duas empanadas com uma bebida, por R$ 20.