Um evento completo, que lembrou a importância do Grupo que revelou o talento dos mineiros além dos trabalhos artesanais, dos doces, alambiques e delícias da mesa. O mais incrível, é que a maior parte das 10 marcas já saiu de cena. E mesmo assim, na sala do segundo andar, as roupas expostas se mantêm atuais, prontas para serem vestidas e arrasarem em festas.

 O grupo atualmente, no contra-luz do local da exposição, em Belo Horizonte

Na entrada do prédio, que fica na Rua Bahia, uma esquina no Centro da cidade, a expo começa por uma série de bonecas com chapéus do brechó Brilhantina. Mesas-vitrines exibem catálogos das marcas, cercadas por paredes que alternam vídeos de desfiles e depoimentos de produtores, jornalistas, publicitários – um bando de profissionais que acompanhou a trajetória do GMM, que reconhecem o privilégio de serem contemporâneos dos talentos da moda.

Boneca com chapéu de brechó

Página do Jornal do Brasil com reportagem sobre o GMM nos anos 1980

Outra sala reúne a comunicação impressa, com páginas de reportagens de jornais. São três salas no térreo e um salão no segundo andar, com 36 looks lindos. Os tais, que poderiam frequentar as festas atuais, em qualquer lugar do mundo. Ou serem admirados pela perícia têxtil, como os tricôs de Renato Loureiro. Nos anos 1980 a grife Comédia já lançava casacos estilo doudoune; Sonia Pinto mostra looks pretos, impecáveis, antigos e um xale feito de pedaços de rendas, montado por uma artista plástica. Claudia Magalhães, herdeira do talento de Mabel Magalhães selecionou um trench branco sobre calça bordada. Eliana Queiroz se vestiu para o coquetel e selecionou um belo modelo art-deco.

Trinta e seis bonecas exibem looks do Grupo no segundo andar do Centro

Trench e bordados de Mabel Magalhães, vestido de renda da Barbara Bela e xale de sobras de rendas da Sonia Pinto

Saia incrível de Renato Loureiro, vestido bordado de Eliana Queiroz e casaco estilo doudoune de seda, da grife Comédia 

Sem nenhum ranço de nostalgia ou saudosismo, a festa animada espalhou convidados por todos os cantos da casa, das varandas a um jardinzinho, onde a temperatura mais fresca atraía para os brindes de champanhe e os canapés de bacalhau. Eis que no meio do agito, chega o senador Aécio Neves, todo sorridente. Falou direito para o aglomerado de caderninhos e celulares em modo gravador que se formou à sua volta:

Senador Aécio Neves cercado pela turma da moda, chegando ao evento

_ Moda é economia, mas também é cultura. E é única em Minas Gerais, incorporou nossos valores. Sempre fui próximo destes artistas da moda: afinal, a beleza faz muito bem à alma…

Uma das três salas exibe vídeos dos desfiles do Grupo

 

Na vitrine de catálogos, fotos da Sonia Pinto e Gisele (à direita) ainda iniciante 

O Grupo MIneiro de Moda foi formado por Eliana Queiroz, Renato Loureiro, Art-Man, Barbara Bela, Mabel Magalhães, Comédia, Patachou, Frizon, Sonia Pinto e Allegra. A mostra ficará no Centro de Referência da Moda até o dia 20 de dezembro, com entrada grátis.

 

E mais – como é calorosa a recepção mineira! Me senti o Olaf, o boneco de neve da animação Frozen, que gostava de abraços quentinhos. Uma delícia, receber tantos abraços e beijos de gente tão sincera e simplesmente amável / querido Renato Loureiro, amiga Eliana, o cuidado da Marta, da produção executiva, todos sabem receber como os melhores anfitriões que conheço / Inácio Ribeiro também esteve no evento, mas nos desencontramos, que pena / a noite acabou no Ortiz, elegante restaurante dentro do Museu da Cidade / juro que ainda vou dominar a fotografia de celular. Nem o Lumia convence…