A escolha de cores do ano, feita pela Pantone, está fazendo sucesso graças à crise do consumo internacional. No Brasil, fica mais evidente, mas ninguém está com muita folga nas vendas, nem nos Estados Unidos ou na China, grandes mercados consumidores.

Se há uma direção para apostar, se o marketing funcionar, as tais cores eleitas garantem um aval de atualidade, detalhe que interessa principalmente à moda e à decoração, sem falar nos produtos de beleza.

Neste ano, o Rose Quartz e o Azul Serenity são os grandes eleitos, além dos neutros, caquis, amarelos e verdes – sempre bom indicar uma variedade de cores, para não correr o risco de errar.

Várias empresas já aderiram aos tons delicados.

Só vejo um empecilho, muito forte em cidades como o Rio de Janeiro, que se consideram criativas, originais e independentes de qualquer ordem: ou os consumidores enjoam de tanto ouvir falar nos tons anunciados. Ou simplesmente se recusam a usá-los, porque “todo mundo vai usar”.  Basta ver como o azul-esverdeado está pegando agora em móveis e moda (eu mesma, comprei nesta semana uma mesinha lateral na TokStok, por R$ 75. O preço e a cor me atraíram). E o Marsala, cor de 2015, ficou forte como cor deste inverno próximo.

Vejam alguns exemplos de como aderir aos rosinhas e azuizinhos da Pantone:

A Lustres Yamamura lançou pendentes e abajur, apostando em um mundo mais calmo e tranquilo, além de bem iluminado. O número 1 é o Pendente Make Color; o 2, Pendente Pontilhado Laser e o 3, abajur MT 630

www.yamamura.com.br

Colares, brincos e pulseiras da Mãos da Terra são confeccionados com pedras naturais como o quartzo rosa, o quartzo morango e o lindo jade salmão, sempre com metais banhados a ouro e design elaborado e artesanal

www.maosdaterrabrasil.com.br

A cerâmica Portinari também oferece revestimentos no Rose Quartz e Azul Serenity

Na joalheria Julio Okubo, com tradição em criação com pérolas, há anéis e pulseiras com safiras e quartzos ou com quartzo e pérolas Biwa (que são rosadas) ou ametista Rosé de France Madrepérola. Nas pulseiras, os preços começam em R$ 2.470; os brincos, a partir de R$ 1.389

Uma loja Julio Okubo: shopping Iguatemi, em São Paulo / tel 11 3812-8671

Mais leves e transparentes, os óculos da Triton Eyewear também seguem a onda calmanmte do Rose Quartz, além do divertido Peach Echo

As almofadas da Art Maison são lisas, estampadas, recortadas ou bordadas e uma das linhas aparece nos tons da Pantone. Mas há também uma série em branco e verde-limão

A impressão de aconchego e bem-estar se reflete nas novas toalhas da Zelo. Fofas!

Outra fofice, a sapatilha da linha Seduction da coleção Dance Machine, do Clube Melissa. O rosa clarinho recebeu o nome de Rosa Clube, inspirado em quem? Em quem? Claro, no Rose Quartz. Custa R$ 110 nas lojas Clube Melissa

www.melissa.com.br/clube-melissa

E para quem acompanhou até aqui este desfile de rosinhas, a fofice máxima: chaveiro de ursinho da Burberry’s. No caso, me parece uma ursinha bailarina. Irresistível