Admirável, quem sabe se renovar e se reinventar sem se perder no meio do caminho. Beto Neves dá um bom exemplo deste processo. Começou a ficar conhecido quando foi desafiado pela amiga Beth Orsini, na época repórter do Caderno B do Jornal do Brasil. Atendendo ao desafio, criou coleções de camisas com estampas de boa sorte.  Com trevos estampados enfeitando bolsos, a mais simpática. Em seguida, por acaso, homenageou o padroeiro do seu dia de aniversário com uma camiseta. Pronto: era São Jorge, santo querido, que lançava o cara de Niterói.

Foi o ponto de partida, para o ato seguinte: os desfiles no Fashion Rio, quando Beto revolucionou, como fizera Luiz de Freitas duas décadas antes, a moda masculina brasileira. As coleções tinham camisas de renda, transparências, bordados e elencos de atores e modelos que provocavam gritos da plateia. Era a grife Complexo B, marco na moda brasileira.

Depois de crises econômicas e dificuldades de administração, Beto decidiu fazer o curso do Senai Cetiqt. Aperfeiçoou o marketing, a modelagem, o enfoque profissional da moda. Está conseguindo superar uma tragédia familiar.

Beto Neves com a nova versão da camiseta de São Jorge, na escada da Complexcidade na Avenida Mem de Sá

E reaparece agora, muito animado. Mora e trabalha em um sobrado na Avenida Mem de Sá, onde seis ambientes encantam pelo otimismo e as descobertas de moda, em ambiente chamado de Complexcidade. Vejam só o que o Beto Neves inventou, nesta fase:

1. Encontros com iniciantes na moda. Funciona como uma incubadora de marcas. Em volta de um mesão se reunem Mariane Crampes e Natalia Emerich, da Interiores com Design, que lançam serviços americanos para colorir, lindos; Amanda Rodrigues, da Coolt, que pensa nos nerds para criar camisetas de Star Wars, a Júlia Macedo, da Hey Jules, com vestidos modulares com fechos; e a Renata Prates, com as bolsas da Pollen. Este grupo se encontra por 100 horas, divididas em três módulos – criação, produção e comercialização, sob a orientação da Vanessa Rivera, sócia, assim como Fernando Assunção, do Beto nesta empreitada.

2. Outra sala, outra função. Marcas novas alugam cabides, formando uma pequena multimarcas com a Sebastiana, Oque, Pitô, Fridoka.

Camiseta com localizada do Chewbacca, gigante peludo e rosnante da sega StarWars, da Coolt

3. Na sala da frente, peças da Coolt, a linha Bubu, para pets e camisas que lembram os uniformes da Comlurb, com impressão do nome da cidade e bairros em frente e verso. Uma boa história: há 20 anos, o então atleta (corrida com barreiras, uf, uf) William Vorhees ganhou uma camisa de um amigo gari. Quando viajava, vestia a camisa laranja e fazia sucesso, todo mundo gostava, identificava com o Rio. Como sempre desenvolveu as próprias roupas, adequadas às velocidades dos treinos,  Vorhees começou a curtir moda. Morou na Dinamarca, Portugal, competiu pelo mundo, até que enjoou de avião depois do 11 de setembro. Atualmente é o “xerife” do Arpoador, tem canal no YouTube e recebe celebridades como Will Smith e Kanye West.

 

William Vorhees, do alto de seus 1,87m, vestindo camisa inspirada nos uniformes da Comlurb

4. Em baixo de uma claraboia, coleções de vestidos incríveis, que chegam a empregar mais de três metros de tecido, da grife Carvão, cercados por paredes vermelhas

Beto e a cliente vip, Mart’nalia, em dia de comprinhas no sobrado da Complexcidade

5. As coleções da Complexo B, com muito São Jorge de todos os acabamentos. Mart’nalia estava lá fazendo comprinhas para o figurino e para a criançada familiar. O pai, Martinho da Vila, também se apresenta com roupa do Beto. Raoni Ventapani, neto do Martinho, faz a marca Zé Ferreira.

Matheus, da equipe de atendimento, veste camiseta de asinhas de morcego, da Coolt 

 Serviço americano das designers Mariane e Natalia: em preto e branco, com material para colorir. Lançamento no dia 23 de abril

6. No fundo, com todo conforto, se instalou o próprio Beto Neves, feliz com suas idéias e o fato de estar pertinho do Centro do Rio. Vamos aguardar a fase seguinte deste bravo cara de moda. Seria ótimo ver suas propostas no RioModaRio, o próximo evento de moda do Rio.

Complexcidade: Avenida Mem de Sá, 203, perto da Cruz Vermelha (Rio de Janeiro)

Fotos Ines Rozario