Sabem qual a participação do Brasil no comércio do luxo internacional? 0,5%! Deste percentual, qual o que pertence à Montblanc? 0,2%! Parece pouquinho, não? Pois a marca de origem alemã, nascida e fabricada em Hamburgo, famosa pelas cobiçadas canetas, aposta no Brasil e está por aqui há 40 anos! Só a loja da Oscar Freire tem 20 anos.

Visão do showroom com a nova coleção no Hyatt Barra

Visão do showroom com a nova coleção no Hyatt Barra

A marca pertence ao grupo Richemont, holding suíça que integra entre outras grifes de luxo a Cartier, Van Cleef and Arpels, Piaget, Jaeger leCoultre, Lancel (bolsas), Old England e na moda, a Chloé.

No Rio de Janeiro, a loja própria fica no Village Mall, local adequado. Quem se espanta com a grande loja fechada na rua Garcia d’Ávila saiba que era uma franquia. Em São Paulo são sete lojas, no Brasil ainda há filiais em Brasília e parcerias em Belo Horizonte, Curitiba e Campinas. Ao todo, são mais de 100 pontos de venda no país, segundo Alain dos Santos, diretor da Montblanc no Brasil.

Jerôme Lambert, CEO (presidente) da Mont Blanc

Jerôme Lambert, CEO (presidente) da Montblanc

Alain esteve no Rio, em café da manhã no belo Hyatt na Barra (na Lucio Costa, fronteira com a praia da Reserva, posto 8), junto com o CEO Jérôme Lambert, o mais jovem presidente de empresa do mundo. Aliás, antes dos 30, ele já assumia o cargo, na Jaeger leCoultre.

caneta coral

Qual a importância destes visitantes? Foi uma manhã de conversas com profissionais do universo online, ótimo, lá fui eu. Melhor ainda, demonstra a importância do nosso mercado e há planos de abrir mais lojas na cidade (não é já-já, daqui a pouco). Por fim, abre um novo caminho para a Montblanc, mais conhecida pelas canetas com a estrelinha branca na tampa (não é estrela coisa nenhuma, é a representação do cume nevado do Monte Branco, ponto mais alto da Europa, nos Alpes. O número 4.810 que aparece em algumas canetas é a altura do Monte Branco).

Linha de mochilas de couro, feitas em Florença

Linha de mochilas de couro, feitas em Florença

Além da conversa em uma das varandas do Hyatt foi montada uma exposição, um show-room com as novidades. Relógios com caixas maiores, com os mecanismos mais avançados e tradicionais; canetas que celebram os 110 anos da grife, pastas, bolsas e mochilas de couro. Neste ponto do couro nota-se a sutil incursão no mundo fashion: uma das linhas de bolsas e pastas tem um inesperado tom de roxo, mais intenso nas bordas. A técnica renascentista do sfumato revela o trabalho de colorido à mão _ quer dizer, são peças únicas, feitas uma a uma, em Florença.

E quanto custa uma caneta Montblanc atualmente, no Brasil?

_ Nossa estratégia é de fazer tudo legalmente. As coleções chegam ao mesmo tempo no mundo, no Brasil pagamos todos os impostos. E não repassamos para o consumidor: no máximo, há uma diferença de 10 a 15% para os preços dos Estados Unidos, por exemplo. Assim, uma caneta tem preços a partir de menos de mil reais. A Montblanc aposta na constância como chave para encontrar o equilíbrio, assim estamos trabalhando há 40 anos no Brasil _ explicou Alain.

Linha masculina de relógios

Linha masculina de relógios

A surpresa da descoberta das bolsas roxas, que seguem tendências de moda, é seguida por outra. Mesmo sendo uma empresa basicamente tradicional, de alta qualidade, fundada por alemães que queriam inventar uma caneta-tinteiro que não pingasse tinta, há o empenho em acompanhar as novas tecnologias digitais.

_ Já temos a caneta que escreve nos tablets da Samsung. Agora saiu a caneta inteligente, que escreve sobre as folhas de um bloco. Este bloco digitaliza o texto! _ continua Alain, que avisa também a quem gostaria de comprar os artigos online: pode ser pelo vivara.com, que entrega no Brasil.

Onde será a nova loja no Rio de Janeiro? Provavelmente na Zona Sul, segundo Lambert:

_ Talvez Ipanema, Leblon. Dificilmente será loja de rua, porque seria um investimento mais complicado em obras de eletricidade, manutenção, segurança. Nem pensem que isto é um atributo exclusivo do Brasil, a segurança: em todas grandes cidade do mundo há equipes e equipamentos de segurança a postos _ anuncia o CEO.

Muito bom saber que a Montblanc está investindo em imagem, comunicação e muita inovação de alta qualidade. E aposta no Brasil.

E mais: junto comigo, estavam no café da manhã da Montblanc o Carlos Eduardo Dantas, do blogdokadu e em breve lançando o jornal mensal Paperman e a Hildegarde Angel, que lançou o clube Alta Privacidade em jantar para 120 convidados / lindo, o Hyatt da Barra. Mas demorei a chegar lá, porque achei que era para os lados do Recreio, pelo número 9.600. Que nada, passei da Reserva, fiz retorno, voltei até o posto 8, onde fica o hotel. Quase fui parar na Prainha…/ lembro de quando subiram o Atlântico Sul e o Barramares e achávamos que aquilo era o final da então avenida Sernambetiba, hoje Lúcio Costa…/ as fotos foram feitas por mim, no Windowsphone da Nokia. Foco ruim, como sempre. Mas gosto de documentar o fato, mesmo sem muita precisão.