Jean-Paul Gaultier foi o motivo de uma festança na Villa Philippe, em Santa Teresa. Na verdade, o motivo mais prático foi o relançamento de seus perfumes, os masculinos Mâle e os femininos Classic e o Classic Eau de Parfum.

Na penteadeira do cenário boudoir, os perfuminhos Mâle e Classic

Na penteadeira do cenário boudoir, os perfuminhos Mâle e Classic

Festa cheia, com boa lista, boa trilha da DJ Rosana Rodini, bufê do Cooking, da Adriana Mattar e da Ana Cecília (delícia, as tapioquinhas e no jantar volante picadinho e bobó de camarão). Performances, danças, batuques, Bethy Lagardére abriu a pista com JPG, duas mesas de cassino, um boudoir com modelos de lingerie, a banquinha da Claudia Baiana no jardim.

Gaultier se atirou no acarajé. Ficou surpreso ao ver que tinha camarõezinhos

Gaultier se atirou no acarajé. Ficou surpreso ao ver que tinha camarõezinhos

Dá até uma animada, ver que o povo da moda se movimenta, tivemos o Elle Fashion Preview no AquaRio, esta festa pro Gaultier, semana que vem, o Veste Rio. Só não dá para entender a falta do Rio Moda Rio.

Algumas peças ícones, incluindo a camiseta listrada de marinheiro e figurinos da Madonna

Algumas peças ícones, incluindo a camiseta listrada de marinheiro e figurinos da Madonna

Do Gaultier, lembro:

gaultier-5Desfiles de 2010 e 2011, mostrando o lado étnico das saias trabalhadas, o minitrench com calça de alfaiataria, a capa em preto e branco, impecável; o blusão preto navy com prata e turbante; a pele sobre o vestido modelado e a Aline Weber novinha, com look e peruca de coque (fotos Marina Sprogis, super fá do JPG)

– dos primeiros desfiles nos anos 1980, na Salle Wagram. Trenchcoats, ternos risca de giz, corseletes, ciganas, hippies

– de um desfile maravilhoso, tema Frida Kahlo, no Museu da África. Estampas multicoloridas, frutas, abacaxis

– outro, no Museu das artes circenses, com direito a Madonna no desfile, empurrando um carrinho de bebê. Trenchcoats, vinil, risca-de-giz, camisaria branca

– e aquele desfile polêmico, no Museu das Artes Decorativas, sem pit, que só tinha lugar para um fotógrafo? Todos os fotógrafos credenciados ficaram do lado de fora, Gaultier veio pedir desculpas. Mas em seis meses nenhuma foto foi publicada daquela coleção linda, que mostrou até vestidos de noiva feito de tricô

– Elencos variados, repetidos, mix de amigas, travestis, modelos, todos lindos, irreverentes. Fumavam na passarela

– Peças ícones; trench-coat, alfaiataria risca-de-giz, corselet, cores militares. Ah, já falei isto? Pois estas peças estão em todas as coleções, até na Alta Costura

– Ele deveria ter sido o sucessor de Yves Saint-Laurent, sem dúvida

– Um dos figurinistas favoritos da Madonna, antes de ela se bandear para o Ricardo Tisci. A turnê Blonde Ambition, em 1990, consagrou Gaultier internacionalmente (aquela dos sutiãs bicudos)

– Atualmente, Gaultier cria somente para a Alta Costura. E vende seus perfumes nas embalagens de corpo feminino de espartilho ou de torso masculino com as listras das roupas dos marinheiros de Marselha.