A Apa, maior fábrica de ternos do Brasil, está presente na Fenin com o espaço habitual, vitrines e mesas de venda. Mas há mudanças à vista: além dos ternos confeccionados em Duque de Caxias e em Minas, uma parede é dedicada à camisaria, também toda confeccionada no Brasil por um parceiro da empresa. Esta ampliação da proposta se deve à necessidade de se adequar ao tamanho do mercado, segundo Eliene Costa, gerente comercial da Apa.

A camisaria nova ocupa um painel da Apa, maior indústria de ternos do Brasil
_ O mercado muda, chegam novos fabricantes, principalmente da ChIna. Até então, produzíamos 50 mil trajes por mês; agora são 25 mil. Mas vamos em frente, temos novidades.
A designer Carol Küchler mostra as camisas de punho duplo, em fio 80, com preço ótimo: R$ 80 no atacado.
_ Como é fabricada por nós, esta camisaria permite que o lojista compre a quantidade que quiser, modifique detalhes.
Nos ternos, o sucesso de vendas para o inverno são os modelos em poliester, tecido tecnológico de aspecto lã, muito macio. No colorido, atenção ao azul noite, que foi lançado na Pitti Uomo, na Itália. A linha sob medida continua forte.
_ Outra novidade é a linha Wedding, que também entra no sob medida. Treinamos as equipes das lojas, entregamos o book de tecidos italianos e os noivos escolhem o modelo – o jaquetão ameaça voltar para estas grandes ocasiões. Só que em vez do abotoamento duplo o que marca o estilo jaquetão é a lapela mais pontuda – anunciou Carol.

E mais: As vitrines da Apa mostram os looks de terno e camisaria com gravatas lindas. Sâo da Spring, empresa de 76 anos que exibe na Fenin um tótem de gravatas de seda com estampas foulard em poás, elefantinhos, gastinhos, borboletas. “As grandes marcas vvoltaram a investir no estilo foulard. Bulgari, Hermês e Salvatore estão relançando”, contou Douglas Nasim, da Spring, que chamou a atenção também para as gravatas de crochê ou de lã xadrez, com cara de inverno. A largura, 5 cm. A surpresa está na volta do colete, complemento do terno tradicional. Agora, segundo Douglas, é usado pelos caras de vanguarda, os nerds e hispsters, com camisa social de mangas arregaçadas, calça curta e…gravata borboleta!