Jairo e os botíµes da Casquinha
Muita renda, muitas texturas, uma riqueza de tramas e estampas que parecem bordados, são as propostas do salão Premiere Vision, que se realiza em Paris até o dia 23, sexta-feira. Exige uma meia hora de viagem de trem RER (reseau regional, o equivalente a um metrô linha 2 no Rio), no mínimo, um dia inteiro dentro de seis salíµes estilo Riocentro ou Anhembi. Mas vale a visita,profissionais de moda do mundo inteiro consideram o salão como uma espécie de farol do futuro. Claro, nem sempre o anunciado acontece na data prevista, mas o fato de reunir os maiores fornecedores do mercado dá muita credibilidade ao que expíµem como tendências.
Tanto é importante para os grandes profissionais do metier, que logo na entrada encontrei Andrea Saletto e Hiluz del Priori. Esta já foi adiantando “a feira não está grande coisa, mas nós viremos nos três diasâ€. Imaginem se estivesse boa! Os temas principais rodam em torno dos básicos contemporâneos: a sedução, o esporte, a alfaiataria e o equilíbrio. Tons de branco e cinza predominam, iluminados por verdes claros e rosas-bombom. As oncinhas continuam!
Além de visitantes e compradores, os brasileiros comparecem também como expositores. Desta vez, conversei com quem estava no Modam’ont, o setor destinado aos fornecedores de aviamentos. Um exemplo, o grupo que faz parte da Assintecal, associação que reúne 130 empresas ligadas a indústrias de couro, calçados e artefatos. Como o Casquinha, ou o Jairo de Andrade, que interessou compradores ingleses, loucos para usarem seus botíµes de madeira em sapatos. E a uma equipe da Dior, que fez um pedido de quatro páginas. O gaúcho Jairo produz botíµes para o século 21. Segundo ele, “um tempo de geometria, matemática, que são bases do conhecimento. Mas ao mesmo tempo, o mundo está descompassado. Assim, os botíµes têm espirais, representando um estado confuso, perdido. Ou vêm com pedaços de metal entalhado, como algo meio destruído. Para nós, mesmo o lado estético da moda tem que ter um conteúdoâ€, contou Jairo.
Os tags de fibra de banana da Tecnoblu
Mais adiante, a Tecnoblu, fábrica de etiquetas e tags (etiquetas retiráveis) de Blumenau, também tinha o que celebrar. O presidente, Cristiano Buerger acabou de fechar um acordo de representação com a Union Knopf, marca de botíµes alemã, capaz de lançar mais de 800 produtos por coleção. Além de lindas – atualmente, predominam os botíµes de quatro furos, em cores e gradaçíµes variadíssimas -, estas coleçíµes são apresentadas em cartelas primorosas, que induzem às tendências do momento. Eles têm fábricas na China e na Polônia, fazem tingimentos exclusivos e personalizados e serão vendidos de forma bastante fechada no Brasil. “Vamos marcar hora e dia, com os clientes especiais. Levamos os produtos até eles, e vamos personalizar o máximo cada produtoâ€, anunciou Cristiano, que acredita que a palavra do momento é personalizar, é a identidade. Para tanto, pretende manter a Tecnoblu dentro de Blumenau (Santa Catarina), origem da marca que atualmente faz sucesso na feira francesa graças aos tags de fibras de…banana! “A Diesel continua com a sede em uma cidadezinha da Itália, a Abercrombie se mantém no interior dos Estados Unidos, a Zara está no interior da Espanha. Nós vamos ficar em Blumenau, e estamos acrescentando à fábrica uma outra unidade, que é o Estudio Tecnoblu, dedicado à criação. A equipe, além dos nossos designers (como o Julinho, craque da Tecnoblu), conta com grafiteiros e um designer industrial. Fizemos uma parceria com a Lal Têxtil e a Renault Tecidos, no estúdio, que vai além da própria Tecnobluâ€.
Só esta evolução de uma empresa que vive de fazer etiquetas e se lança agora no mercado de botíµes, com produtos de primeiríssima linha, valeu a visita. Mas discordo da Hiluz, quando ela diz que a Premiere Vision estava meio mais ou menos. Achei muito boa, com idéias femininas e bonitas, e com a vibração de bons negócios.
gostaria de saber quando e onde acontecerá a próxima feira