Quem tem paciência, empenho e coragem de organizar um evento de moda no Rio de Janeiro? Já tentaram com algum sucesso Eloysa Simão, com a Semana de Estilo Leslie que virou Fashion Rio e Fashion Business, Carlos Tuvfesson, que conseguiu uma bela edição do Rio Moda Rio, a dupla Robert Guimarães e Fernando Molinari, sempre à frente do movimento Feira Hype. A fase Paulo Borges não deu certo, André Hidalgo também tentou trazer de São Paulo as ousadias da Casa dos Criadores. O certo é que poucos se habilitam a um empreendimento que envolve tanto trabalho e orçamentos intermináveis.
Mas sempre há quem aposte neste setor tão criativo. Wallace Safra é um destes valentes, disposto a enveredar pela promoção principalmente de novas marcas.
“ Há dois anos fui fazer moda em São Paulo, depois de graduado em gestão. Notei como era difícil conseguir trabalho no setor e comecei a pensar em um projeto que chamei Moda Rio. Seria para novos profissionais. Muitos conseguem entrar em um evento, fazem uma coleção. Depois bate a desorientação e pensam: “desfilei e agora, o que faço?” . Estes são meus focos.”
Assim, Wallace partiu para uma empresa, a Casa Rio, que dá assessoria, consultoria de desenvolvimento, mentoria, ajuda na comunicação e desenvolvimento de produtos e profissionais.
O projeto já mostrou marcas como a Luna, Doble, VIViane Blanco, Clichée e Geracão P, quase todas com conceitos de moda étnica, mas em matérias delicadas como os crepes, além de inovadoras coleções masculinas.
Há cinco anos Wallace se associou a um ateliê de moda de Carnaval, sem deixar de lado os projetos especiais. Do escritório no prédio do Teatro Riachuelo, próximo à Cinelândia, o animado empreendedor trabalha o Moda Rio deste ano.
“ O projeto moda rio está em sua nona edição e ainda estamos finalizando o projeto para agosto, ainda sem formalização oficial de patrocinadores. além disso, não podemos divulgar o local ainda, pois o gestor do espaço ainda não deu a carta de autorização.”
Portanto, vamos torcer para que apareçam apoios e patrocinadores dispostos a investir nos novos nomes da nossa moda. Em agosto, todos lá, para conferir a ousadia e a coragem do Wallace