Além dos lançamentos de roupas e acessórios para o verão, a cidade do Rio de Janeiro vive uma temporada de novidades maiores, no setor da moda. O troca-troca continua, desde que a Firjan trocou Eloysa Simão por Paulo Borges, na direção do Fashion Rio. Na semana seguinte a esta primeira notícia, Eloysa foi convidada por Nizan Guanaes a dirigir o Rio Summer. Hoje pela manhã, quarta, dia 3 de junho, mais uma montanha de novidades.
Em coletiva na sede da Fecomércio, com a presença do presidente da entidade, Orlando Diniz, foi anunciada a compra da marca Fashion Business pela Fecomércio. O salão de negócios vai ganhar mais espaço, mais compradores convidados e mais abrangência, graças à inclusão de um setor dedicado a serviços e equipamentos para lojistas. Daí, que o nome vira Fashion Business Tech, estreando em tenda na Marina da Glória em janeiro de 2010. A curadoria deve selecionar expositores de alta qualidade e valor criativo.
E tem mais: o seminário de tendências do centro de moda do Senac Rio também cresce e ganha perfil internacional. Serão dois dias de previsões e palestras sobre a situação atual da moda no mundo. David Shah será um dos palestrantes, o que já é um ótimo sinal de eficiência. O caderno, que há oito anos tem a conceituação desta que vos escreve, vai merecer uma manhã de demonstração e confirmações. Vamos voltar às origens, o auditório da sede da rua Marques de Abrantes.
E não é só isso. Na véspera do seminário, abre uma exposição sobre Chanel, do ponto de vista de Vera Barreto Leite, uma das modelos favoritas da mademoiselle, no solar Art-nouveau restaurado que fica na frente do prédio da Fecomércio.
No final, Eloysa Simão declarou que está feliz com o número de eventos que acontece no Rio neste ano. “Isto só confirma o Rio como plataforma de lançamentos do país. Vai ser um ótimo ano para a moda!”, arrematou.
Outra chuva de novidades aconteceu no almoço com a Fabiana, marketing da Levi’s. Em pleno Zuka (excelente fase, a do restaurante da rua Dias Ferreira), ela anunciou a entrega das franquias do Rio para o Ricardo Sobral – finalmente! Avisou que as lojas serão padronizadas, a partir de protótipos criados na sede, em São Francisco (USA). “as lojas terão um DNA tão marcante, que mesmo que se tire o logo da fachada, todos identificarão como sendo Levi’s.”, comentou.
Enquanto estas flagships conceituais não ficam prontas, a marca-mãe da moda jeans busca parcerias que vão mostrar a mudança de foco. No Fashion Rio, a Ausländer desfilará peças Levi’s dentro da coleção. Algumas calças serão vistas em lavagens exclusivas da grife do Ricardo Bräutigan, líder da Aus. Ainda tem uma coincidência: Ausländer, em alemão, é o que vem de fora, o estrangeiro. A nova coleção Levis tem o tem Vagabond, no sentido do viajante, o nômade que vaga pelo mundo. Tudo a ver.