De tanto cercar e atazanar o prefeito Eduardo Paes, Carlos Tufvesson já conseguiu impor alguma atenção para minorias e reduzir muito manifestaçíµes de homofobia, e hoje oficialiazou a criação do muito sonhado Conselho Municipal da Moda. A apresentação dos conselheiros foi bastante informal, pela manhã, no Palácio da Cidade, sem os atrasos tí­picos dos eventos de moda.

Isio Feldman (da Afghan), Alexandre Aquino (da Maria Bonita), Marcelo Bastos (da Farm), Jacqueline de Biase (Salinas), Rony Meisler (Reserva) e Lenny Niemeyer assinaram o livro do evento.Oskar Metsavaht e Isabela Capeto faltaram, mas foram votados como conselheiros.

Tufvesson, como presidente da diretoria do Conselho, faz curto discurso, lembrando o dinamismo da moda carioca desde o grupo Moda Rio, nos anos 1970, Em seguida, o prefeito Eduardo Paes falou, marcando a informalidade. Começou quase se desculpando, porque havia esquecido do evento, estava de pai e mãe dos filhos, porque Cristina está viajando – e podia ter se vestido mais fashion. Mesmo neste clima bem humorado, afirmou detalhes importantes:

– A cidade passou um bom tempo estagnada, por incapacidade de refletir sobre seu papel. Se lamuriava porque São Paulo tinha a Economia, Brasí­lia tinha levado o poder – agora, imaginem o Marco Feliciano por aqui! O grande ativo do Rio de Janeiro é o encontrro de pessoas , a troca de ideias. A economia criativa ? nosso forte e a moda tem papel fundamental neste ponto.

– se vier um cara da General Motors ou da Ford e também um empresário da indústria de moda, mando o da Ford para conversar com o Kasab em São Paulo e prefiro receber o empresário de moda.

– olimpí­ada e copa vão acontecer, mas considero o esporte secundário, em vista do que a moda e o turismo podem atrair de comentários na imprensa. Não me empenhei em trazer jogos da seleção para cá, mas fiz tudo para garantir que o Media Center fosse aqui, no Riocentro. Os jornalistas vão falar e escrever muito além dos esportes.

– o Conselho está formado. Depende do que ele fizer, o que pode acontecer. O governo dá a ferramenta, mas é preciso fazer como o Tufvesson, que me cerca e atazana, até conseguir o que quer. Ele faz o trabalho de provocação. Se o Conselho produzir e o prefeito não, fica mal na foto. Não quero ficar mal na foto! Vamos ser número 1! Já sofro por ser vascaí­no, sempre vice…

Alguns objetivos do Conselho Municipal da Moda:

Discutir o calendário da moda, estudar polí­ticas e açíµes de estí­mulo ao setor, desenvolver campanhas nacionais e internacionais para promoção da moda, varejo e confecção do Rio de Janeiro.