Sustentabilidade é um dos temas mais importantes do momento. Fala-se disto em todos os setores. Inclusive na moda, onde é considerada uma tendência sem marcha a ré. O que significa na prática?
1. No seminário promovido pelo Senai Cetqt no salão nobre da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, o italiano Francesco Morace definiu o que seria sustentabilidade na moda brasileira. “é uma tendência válida na Europa, onde os países já têm uma história de consumo. Lá, está valendo o Pauperismo, a contenção de compras, a reciclagem de moda. No Brasil, a população mal começa a consumir, impossível exigir que pensem de outra forma: aqui, o consumo deve ser feliz, não privativo”.
2. Exatamente como comentou o Carlos Ferreirinha no ano passado, em talk show do Alagoas Trend Fashion. Temos que deixar os brasileiros consumirem, antes de exigir que pensem duas vezes antes de comprar um jeans ou um tênis.
3. Outro comentário a respeito, que me impressionou e não canso de repetir foi de um executivo americano da Levi’s, durante o evento internacional têxtil promovido pela Abit há dois anos. Segundo ele, em se tratando de jeans (que é uma indústria bastante poluente, por causa dos tingimentos e lavagens tradicionais), só há duas soluções para reduzir os danos ao meio ambiente: primeiro, reduzir o consumo. Segundo, lavar menos as roupas. Difícil, não? Se as pessoas comprarem menos, as marcas reduzem a produção e demitem um monte de funcionários. Reduzindo o número de consumidores, claro. Para diminuir o número de lavagens são criados os coatings nas calças, espécie de coberturas resinadas, que impedem acúmulo de sujeira. Mas e o lado do avesso das roupas, que fica em contato com a pele, como fica?
Este é o Francesco Morace, pesquisador que cultiva um look sem frescuras, mas a cada vez que vem ao Brasil compra um tênis da Osklen
Gosto de seminários com gente que discute e informa. Francesco Morace faz parte de uma consultoria internacional atenta a este tipo de evolução do consumo – e não só de moda. Tem uma visão bastante realista da moda brasileira.
E mais: dia 22, terça-feira, acontece o Comportamento e Consumo em debate, no Teatro Eva Herzog, dentro da Livraria Cultura (rua Senador Dantas, 45) a partir das 18h30 / atenção, estudantes de design, moda, arquitetura. Pensem em projeto com o tema Identidade Brasileira para melhorar a performance de uma empresa real ou fictícia e concorram a uma bolsa de 50% na pós-graduação ou um curso de férias na Domus de Milão. Imperdível, mas tem que ser rápido, porque os projetos devem ser apresentados até dia 30 de novembro de 2013. Mais info em <domusacademy.com.br> ou <domusacademyu@luizabomeny.com.br>