Há mais de 600 elementos inovadores expostos nos espaços do salão InspiraMais, que se realiza até hoje, sexta-feira, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. Um dos cantos do espaço, no entanto reúne uma pequena multidão: é o Mix by Brasil. Ali, expoem artesãos de várias partes do país, associando suas técnicas e materiais ao design de acessórios.
Fotos Ines Rozario
Escamas de peixe parecem plumas e pompons nos acessórios com interferência da Flor do Mar
De Pernambuco veio a Flor do Mar, equipe que transforma escamas de peixe em adereços que enfeitam sandálias.
Figuras da literatura de cordel nos acessórios da Tapeçaria Timbi, de Pernambuco
Do mesmo estado, de Açude Camaragibe, a Tapeçaria Timbi mostra carteiras e bolsas com desenhos tirados do cordel e dos casarios de Pernambuco.
Sementes formam torsades que enfeitam sandálias e a bolsa da Cores da Mata, do Acre
Sementes que parecem pedras são entrelaçadas com peças de madeira e fios para criar colares pelas artesãs da Cores da Mata, de Rio Branco, no Acre.
Impressionante pela qualidade da técnica e o colorido natural das madeiras, o trabalho do ex-seringueiro do Acre
Deixo por último uma das sensações do InspiraMais. Um seringueiro chamado Maqueson, saiu de Cruzeiro do Sul, no Acre, decidiu partir para Santa Catarina, para aprender a fazer marcheteria. Foi se aperfeiçoar na Alemanha e atualmente cria maravilhas em forma de caixinhas, carteiras, bolsas com imagens de pássaros, plantas e borboletas recortadas em centenas de cores naturais das madeiras brasileiras.
Foi difícil conseguir afastar a Isabela Capeto, uma das empolgadas com o trabalho do Sr. Maqueson, das caixinhas e carteiras.
Quem quiser ter uma caixinha de marchetaria fique sabendo que elas custam a partir de R$ 85.