Começam a chegar as peças de outono/inverno as vitrines da Mara Mac. O lançamento, feito antes do final de fevereiro, deu uma amostra do que seria o estilo da estação mais chic do ano. Para Mara McDowell, uma cor se impõe sempre:
_ O azul marinho! Está sempre na minha coleção, ao lado do preto, do cinza, do vinho. É um destaque tanto nos tecidos como nos acessórios _ comentou, no almoço de lançamento no restaurante Quitéria, em Ipanema.
Mais do que o colorido, o inverno da Mara Mac acentua o jogo da rua e do luxo, tornando possível vestir um casaco de moleton por cima de um macacão elegante. O veludo ocupa seu lugar previsto nas tendências, há longos bicolores e a renda assume ares misteriosos em cardigan longo, contrastando com a abstração da seda de um vestido.
Nos acessórios, provocou frisson a bolsa com luz interna _ nunca mais perder tempo usando o tato para descobrir onde estão as chaves! _ e as várias versões das botas.
Mara costuma dizer que faz sempre a mesma coisa. “Alfaiataria, tricô, azul, vestidos secos…”. Brinquei com ela, disse que não devia dizer isto, as clientes querem novidades. Até consegui algumas declarações tentando corrigir.
Bobagem, Mara. Nas primeiras vitrines de outono, já me surpreendi com a boneca de costas. Para revelar um lindo decote no vestido longo preto. Impossível concluir que Mara MacDowell faz sempre a mesma coisa – ela tem uma cartola mágica, de onde tira maravilhas de moda, a cada estação. Isto, há mais de quatro décadas de trabalho!
Longo bicolor, decote em X, com veste de lapelas também coloridas
Macacão perfeito, preto, para usar com vestes, cardigans longos, coletes ou casacos de moletons
Um favorito da Mara, o tweed, em versão irreverente, desigual, desfiado. Em preto, cinza e branco sobre top de tiras
Mara Mac, autora com a classe dos veteranos e a originalidade dos novos talentos. Olha ela aí, no Quitéria, uma graca de restaurante, em plena Ipanema, na Maria Quitéria
Fotos Ines Rozario
E mais / quando ainda nem era jornalista, no final dos anos 1960, comprei uma bota de cano longo na Mariazinha, a butique primeira onde Mara era sócia. Qual era a cor da bota? Azul-marinho / Grandes desfiles sempre marcaram os lançamentos da Mara Mac, no Fashion Rio organizado por Eloisa Simão. Lembro de uma passarela com jeito de deck, com móbile de gaivotas. Outro desfile, com cantora ao vivo interpretando canções da Billie Holiday / O mais apoteótico, com carrões e motoristas entrando dentro da tenda na Marina da Glória / uma lembrança mais pessoal? As duas chorando no cinema, assistindo a Cinema Paradiso, em Paris. Ambas, sem lenços nas bolsas – deve ter sido uma desgraça para as luvas.