As décadas continuam voltando à moda. Afinal, são muitas as referências e conceitos dos anos 1970 e 1990, sem falar nos 1980, que andam dando um tempo. Só para quem não viveu estas temporadas, as características de cada uma são:
1970 – era da antimoda. Inspiração no jeito livre dos hippies, muita estampa e enfeites (espelhinhos, bordados, estampas artesanais) indianos, calças jeans detonadas, estilo militar – não tirado do estado de governo do Brasil, mas sim dos uniformes de campoanha americanos, sobras da guerra do Vietnam.
1990 – mais uma antimoda, de maneira diferente. Época da competição nova nas coleções de Paris. Até então predominava a elegância e a alfaiataria certinha do estilo francês. Nos 90, começa a influência dos japoneses, desconstruindo as modelagens e impondo o preto como base. E o romantismo dos belgas, que combinam (até hoje) a alfaiataria clássica com estilos vintage, típicos de brechós. Correndo por fora, o sportswear dos americanos, das roupas confortáveis
Estas duas vertentes estão em alta no nosso inverno e no verão do hemisfério norte, estações simultâneas que começam a se impor nas vitrines. Seguem duas amostras de looks contemporâneos:
Da coleção de alto-verão puro anos 1970 reciclados da Chloé, marca francesa liderada pela inglesa Claire Waight Keller: túnica com mix de estampas e aplicações de renda, calça listrada, de cós amarrado, espadille no mesmo estilo da túnica e bolsa igual às originais marroquinas dos anos 1970
Nas nossas vitrines de inverno, amostra de anos 1990: hoodie (malha com capuz) estilo americano, da Renner; calça jeans skinny Animale no site Shop2gether; bota franjada Jorge Bischoff, bolsa Schutz no Shop2gether e óculos Lema 21 estilo aviador