Definir ou prever as cores das novas temporadas são preocupações atuais das grandes empresas têxteis, de tintas e design. As previsões podem estar ligadas a fatos, homenagens a pessoas (como o Love Symbol, em homenagem ao Purple Rain, tornado famoso pelo Prince). Podem ser fruto de estudos sobre consumo e clima.

Love Symbol, o tom em homenagem ao Prince

Enfim, para quem acreditava que o movimento de tendências estava acabado, basta olhar estas pesquisas para ver que não só não acabou, como foi ampliado, com várias propostas. Em vez de ser dominado pela Pantone, que até então mandava e desmandava nas cores que vamos usar nas roupas, nas casas e nos acessórios.

 

 

Seis volumes do Color Atlas System com mais de quatro mil cores da Archroma

A Archroma, empresa suíça que vai participar da Première Vision, é líder global em cores e químicas no desenvolvimento de moda e têxteis. No evento parisiense lançara soluções em cores com inovações em torno da sustentabilidade. Vai lançar o Color Atlas System, um arquivo de seis volumes de 4.320 cores que trará mais criatividade e administração para a cadeia têxtil, até os resultados finais da moda.

A empresa já ganhou prêmios graças aos tingimentos em cores de terra e pelos processos Smartrepel Hydro Water, repelente de água que economia água na produção do denim.

Sofá da Neobox, usando o novo cinza rosado da Coral

No Brasil, a Coral acaba de propor o Adorno Rupestre, um tom de cinza rosado que já está sendo aproveitado nos móveis da Neobox. A cor faz parte das cartelas de tons terrosos da Natureza.

De cima para baixo, da esq. para a dir:
Meadowlark / Pink Lavender / Little Boy Blue/ Cherry Tomato / Arcadia / Lime Punch / Almost Mauve / Blooming Dahlia / Chili Oil / Emperador / Spring Crocus / Ultra Violet

Já a Pantone aproveitou a realização das semanas de moda no hemisfério Norte, para sugerir não uma, mas 12 cores! O amarelo é considerado o líder do verão 2018. Fala Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone:

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone

“O nível das expectativas aumentou. O universo do design industrial e de produtos finalmente se abre para a ideia de usar mais cores. Se as pessoas encontram tons de rosa e metalizados que parecem frescos, novos e empolgantes nos seus eletrônicos, vão querer também ver estas cores nos sapatos, acessórios e roupas. ”