Lazer, entretenimento, gastronomia e hotelaria: quem não quer isto tudo em uma viagem? Para quem curte uns dias em alto mar, a opção certa é o cruzeiro. Nesta época, até pelo menos setembro no hemisfério norte, ainda tem o deslumbrante azul dos mares do Caribe. A líder neste setor é a MSC Cruzeiros, com transatlânticos luxuosos e modernos, como estes:
O MSC Seaside, com um promenade de 360º em torno do convés e elevadores panorâmicos, para aproximar os mais de cinco mil hóspedes (viram só, não são apenas passageiros) do mar. Para as crianças, seis espaços diferentes para todas as idades, com brinquedos e produtos da Lego e Chicco.
O MSC Yacht Club, com 11 restaurantes com direito a chefs famosos, espaço privativo na proa, SPA e mordomo 24 horas.
O MCS Divina, com quatro piscinas, 21 bares e lounges, teatro, SPA e um verdadeiro iate dentro do navio. Para os esfomeados da madrugada um bufê aberto durante 20 horas por dia e dois Eataly.
O MSC Preziosa navega no Caribe Sul e Antilhas levando mais de quatro mil hóspedes que curtem os 18 decks, 20 bares, simulador de Fórmula 1, boliche e sala de videogames (claro, com piscinas, restaurantes, etc)
O melhor na hora de planejar: a MSC tem opções de parcerias com companhias aéreas como a Gol, para facilitar o transfer entre o aeroporto e o porto.
Ah, para as brasileiras que se preocupam com os cabelos despenteados e eriçados pelos ventos marítimos e mergulhos nas piscinas, a MSC tem salões a bordo, a cargo das equipes de Jean Louis David.
A programação de cruzeiros da MSC começa em fevereiro de 2019.
Expo primitiva
A partir de 06 de julho a artista plástica Maria Eunice Blanco mostra suas obras na Pousada do Quilombo Resort, em São Bento do Sapucaí. São 30 trabalhos em estilo Naïf, representando a cultura da vida do interior de algumas regiões do Brasil. A Pousada mantém este projeto de expor artistas que participam da evolução cultural da região.
Onde: Pousada do Quilombo Resort: em São Bento do Sapucaí, a 185 quilômetros de São Paulo.
Quando: de 06 a 29 de julho de 2018
Como: a expo pode ser visitada gratuitamente diariamente das 17 às 21 horas
E mais / passagens compradas, hospedagem reservada, passaportes em dia. Agora, falta o seguro de viagem. Minha experiência é muito boa, com atendimentos em emergências bastante eficiente, principalmente na Europa. Já usei o cartão de seguro do Bradesco, da Assist-Card, através da agência Contemplar, com o amigo Luiz Dale. Outra opção, que ainda não experimentei, a Omint, dá suporte nos cinco continentes, com atendimento por profissionais no Brasil. Médicos brasileiros entram em contato com os médicos no exterior e mantém as famílias informadas em tempo real. Uma dica de sempre: quem toma remédios de uso contínuo deve pedir orientação ao seu médico no Brasil antes de embarcar. Não esquecer de levar suas medicações na bagagem de mão, em geral a receita feita no Brasil não vale para comprar nas farmácias internacionais.