Há quanto tempo a Rochas não sacudia suas raízes elegantes? Era sempre um tal de tailleurzinho, cardigan, cashmere, vestidos bem comportados. Enfim, acho que a contratação do Charles de Vilmorin, 24 aninhos, vai dar um ar muito novo para esta grife. Ele lançou sua primeira coleção autoral durante a semana de Alta Costura e logo foi convidado pela turma da Rochas. Por que ele inova? Porque tem um jeito próprio de criar: quando as roupas ficam prontas, ele amassa, pinta, senta em cima e ainda espera uns dias até que a tinta escorra e seque. Foi o que ele fez na sua marca. Vamos ver o que fará da Rochas, na coleção de primavera, no segundo semestre. Sabem o que me lembrou o resultado deste processo? As obras do Romero Britto…
Além do talento que chama a atenção, Charles tem outra ligação com a grife fundada por Marcel Rochas: sua tia-avó, a novelista Louise de Vilmorin, era amiga da Hélène Rochas, que tomou conta da marca depois da morte do marido Marcel.
Só espero que Charles mantenha acesa esta maneira louca de criar. Isto aproxima a moda da Arte, e é o melhor caminho para segurar uma grife nestes tempos de pouco consumo.