Para quem vive depreciando o Rio, com medo de assaltos e falcatruas diversas, os três andares do Mundo do Enxoval, em plena Ipanema são uma aula de confiança nesta cidade.
A loja projetada pela arquiteta Cilene Monteiro Lupi é a 10ª e maior da rede que começou há 30 anos em um cantinho de Moema, em São Paulo. É a flagship da empresa fundada por Fernando Elias, aproveitando tecidos que sobravam do fechamento da tecelagem do seu pai.
“Só tinha tecido para fazer lençóis de solteiro. Mas as clientes pediam de casal, roupa de banho. Formado em técnico têxtil, comecei a pesquisar tecidos. E decidi investir em variedade, temos tudo para todo tipo de enxoval, desde roupas de bebê até cama, mesa, banho, cozinha”, contou Fernando na tarde de abertura para o público. E que público: tantas consumidoras, que dava a sensação de que estávamos no meio das vendas, comentando as escolhas.
E o que está nas prateleiras do Mundo do Enxoval?
Mais de 70 cores de toalhas de banheiro. As portuguesas são top, uma de banho, com 1m x 1,80m, chega a custar R$ 700
Mas um kit de lavabo, com toalha bordadinha, custa a partir de R$ 89
Roupa de cama pode ser de fibra de bambu, algodão prima peruano, seda de Singapura. E o detalhe de até mil fios. Digo “até“ porque os lençóis podem ter 180, 200, 300, etc. “Cada pessoa tem uma preferência, há quem diga que escorrega nos mil fios. Na minha casa uso os de 600”, comentou Fernando.
Também há opção mais em conta, como os lençóis da linha Hotel Design. Em fios mais grossos, suportam melhor o esquema de lavanderia diária da hotelaria.
Cobertores? Podem ser de cashmere italiano, embalados naquele tipo de caixa que não temos coragem de nos desfazer. Ou o edredom alemão Clima Balance, que esquenta no inverno e fica fresco no verão. Neste caso, melhor apostar no preço sob consulta.
Travesseiros alemães de pluma de ganso. Ou com alturas reguláveis. “Claro que há quem prefira o de espuma, sintético “.
Enfim, os lindos três andares resumem os objetivos do fundador: variedade, luxo, com tudo exclusivo. Lembrando que o Mundo do Enxoval nasceu depois de uma falência, em pleno 1991 das guerras do Golfo e das crises do petróleo, a segunda loja ainda era desconhecida, o primeiro upgrade veio na terceira, no D&D shopping. A quarta abriu porque uma cliente comentou que seu filho ia abrir um shopping. Que era o Cidade Jardim, que consagrou o mercado do luxo. Em plena pandemia, abriu a filial no famoso shopping Iguatemi. Atualmente são nove lojas em São Paulo, duas fábricas próprias de lençóis em algodão peruano e egípcio, e esta carioca. Fora o empenho no negócio, nota-se o bom convívio com as equipes de funcionários. Trinta e cinco pessoas vieram de São Paulo para a festa de inauguração. O treinamento da loja nova durou uma semana.
Então? Que tal este exemplo de persistência e coragem de enfrentar crises de todos os tipos? O sucesso de setores como moda, beleza, casa depende de apelos emocionais e principalmente de boas histórias por trás de cada peça. História é que não falta no Mundo do Enxoval.