Na agenda da São Paulo Fashion Week de 2004 constava o desfile do Jum Nakao. Achei meu lugar, consegui pegar o release que ainda estava no meu assento. Enquanto esperava pelo desfile, fui lendo e anotando dados básicos da apresentação denominada Costura do Invisível. Estranhei os agradecimentos a uma empresa fornecedora de papel. Seria pelo impresso do release? Um patrocínio diferente?
Entrou a primeira modelo, a segunda, a terceira, e foi seguindo, todas de branco, com detalhes rendados, recortados ou pregueados. Notei vários narizes torcidos na plateia, não eram modelos comerciais, eram conceituais.
No final, na volta do elenco, as roupas foram sendo rasgadas ali, na nossa frente. Eram de papel vegetal! Até hoje, virou um desfile espetacular, surpreendente, prova de um talento especial.
“O rasgo foi um chamado para o mundo se conectar com a sua essência. Dezenove anos atrás iniciava-se o ciclo do fast fashion e da globalização. O para sempre que eu sonhava estava prestes a mudar. Os saberes colecionados, as técnicas garimpadas, as habilidades lapidadas e as artesanias preservadas seriam colocadas à margem da história. A nova história que engoliria o mundo: compre mais, compre pior. Atualmente vivemos um outro momento disruptivo, pós pandêmico, com intensa vida digital, NFTs e grandes redes do fast fashion lutando agora para fazer frente aos players on-line. A provocação do desfile de papel, a costura do invisível, continua presente nestes novos tempos”, explica Jum agora, quando lança uma coleção de lingerie e loungewear para a Recco, uma das grandes marcas brasileiras do setor, original do Paraná, com 40 anos de atividade. A coleção de nove referências inclui calcinhas, sutiãs, robes e camisola em charmeuse e crepe (não, não são de papel!) tem recortes e plissados que lembram o desfile famoso.
O trabalho de Jum Nakao para a Recco já deve estar nas lojas a partir deste mês de março. O lançamento como arte será no dia 04 de abril, na exposição no Museu da FAAP.
Excelente matéria.
Luiza, foi inesquecível, surpreendente. É raro surpreender uma plateia de especialistas.