Para quem ainda pensa que a China é apenas um grande produtor para a moda européia e americana, aviso: eles não estão brincando. Em menos de 10 anos, ouviremos falar de marcas chinesas. Já há escolas de moda, muitos alunos saem de lá para cursos em Paris e londres, e alguns sinais de afirmação já se notam, a partir de agora.
O primeiro e mais importante, é dar a partida nas coleções de verão. Antes de Nova York, Milão e Paris, Hong Kong mostra as novidades agora, de 6 a 9 de julho. Olhando a agenda, não se reconhece ainda nenhum nome ou grife.
Mas diariamente, nos quatro dias do evento, estão programadas palestras de tendências. Lá estarão as equipes do WGSN, Peclers e Carlin, o que aproxima os criadores locais do que o mundo espera que aconteça na moda daqui a um ou dois anos.
Nos desfiles, a programação inclui a apresentação de estilistas coreanos, e o que se chama Cross Vision, a nova missão dos designers de Hong Kong.
E o mais significativo: um encontro para falar de branding de marcas, a cargo da Associação de Designers de Hong Kong. Mais ainda: o interesse pela Fast Fashion, que vai ser um arraso de maravilhas, se for bem entendida pelos produtores chineses.
É um evento que se realiza há mais de 40 anos e ganha nova importância, na medida em que abre possibilidades futuras para a moda. Nomes e pesquisas novas sempre são bem-vindas.
Só há uma pequena dificuldade a ser contornada: a distância. Juntamente com a diferença de fuso horário (atualmente, são 11 horas a mais), as muitas horas de vôo prejudicam o empenho de acompanhar a promissora semana de moda de Hong Kong, que apesar destes detalhes, parece mais atraente do que se acontecesse em Beijing.
Programação
Dia 6:
11h30: desfile da SCARF (Supreme Corean Artist Fashion Show)
13h45: Cross Vision, desfile da New Mission da Hong Kong New Design Force
15H: seminário da WGSN, com tendências para 2010 e a lém
17h: desfile lost in Paradise
17h: seminário da Peclers Paris para inverno 2010/2011
Dia 7, terça-feira:
11h30: desfile Day and Night, de Espen Salberg
14h: desfile One love, da Kinji Company
14h30: seminário sobre branding de marcas, da Associação de Designers de Hong Kong
16h: seminário com zoom nas tendências da moda feminina para inverno 2010/11
17h: desfile da School of Continuing & Professional Studies CUHKSCS
Dia 8, quarta-feira
14h30: seminário sobre o modelo da Fast Fashion na Ásia
16h: palestra sobre tendências em acessórios, por Andrea Praet
20h: desfile Cross Vision, parte 2, da New Mission da Hong Kong New Design Force
Dia 9, quinta-feira
Dia dedicado a visitar os expositores do salão