Enfim, este país, que tem uma das maiores costas navegáveis do planeta, assume uma programação de cruzeiros. Deveria ser o ano inteiro, já que o nosso inverno permite. Mesmo que fosse meio frio, vamos combinar que frio não espanta pasageiros de transatlânticos – caso contrário, ninguém faria viagens pela Antártica, para ver as geleiras.
Já temos até um guia, com info completa sobre a temporada 2009/2010, lançado pela editora Europa. Os 19 navios que vão singrar (que palavra bonita, é tão explicita) nossas águas estão em fotos, textos com especificações técnicas, roteiros de outubro de 2009 a abril de 2010.
Estão incluídas descrição das cabines (prestem atenção se há janela. Ou será escotilha?), opções gastronômicas e de lazer. E até como se comportar dentro das embarcações das cinco operadoras que vão se encarregar da temporada de cruzeiros por aqui.
Principais roteiros: praias do Nordeste, minicruzeiros saindo de Santos e do Rio, indo para o sul do Brasil. Outros visitam a Argentina e o Uruguai. E os temáticos, com shows em alto-mar, temas festivos, relaxantes ou românticos..
Onde: o Guia de Cruzeiros está nas livrarias ou nas bancas boas. Também pode ser comprado no site www. livrariaeuropa.com.br.
São 172 páginas, por R$ 24,90
Vinhos na TAP
A executiva da TAP sempre foi competente. Agora, os pratos são concebidos pelos chefs Danio Braga e Vitor Sobral, os passageiros recebem uma carta de vinhos que se harmonizam com os menus. Na ida para Portugal, Danio Braga assina o badejo com pérolas de tapioca e gomos de maçã; wrap de parma com cream cheese e rúcula, mini penne com camarões, tomate seco e berinjelas ou um bom cassoulet de boi com lâminas de lingüiça e purê de cará
Na volta para o Brasil, Vitor Sobral propõe cordeiro assado com azeitonas e tomate seco; camarão alourado com tachinho de frutos exóticos e fusili com cogumelos boletus e pastrami.
Os vinhos estão classificados em cinco categorias: espumantes, do Porto, brancos, tintos e rosês. Entre as escolhas, destaque para os vinhos provenientes das regiões do Douro, Dão, Bairrada, Alentejo, Porto.
E´sempre bom lembrar que a TAP, além de boas tarifas na classe econômica para a Europa – apesar de os neófitos sempre acharem que vão perder a conexão em lisboa, de tão próximos são os horários dos vôos. Perde não, gente: eles esperam por nós, e a bagagem nunca se extravia. E há vôos diurnos, os meus favoritos.