A TAP, a Egyptair e a South African estão lançando portais que prestam serviços através dos celulares. A Star Alliance forneceu os padrões tecnológicos e cada empresa criou seu portal, dando informações para seus clientes viajantes. Por enquanto, os conteúdos abrangem horários de vôos, partidas e chegadas em tempo real, onde ficam os lounges, além de conversão de moedas, previsões do tempo e informações sobre diversos destinos.

Em breve teremos conteúdos ainda mais interativos e interessantes: info sobre milhagens, check-in online, com direito a seleção de assentos no vôo e até cartões de embarque com códigos em barra 2D (seja o que for isto).

Muito bom, este serviço. Cada vez mais os celulares facilitam nosso dia-a-dia, sem que percebamos. Tirar fotos e fazer filminhos é muito fofo, mas este tipo de adianto é muito melhor.

A TAP está se destacando como uma das grandes companhias aéreas internacionais, com tarifas justas, pouco atraso e modernidades deste tipo. Só um detalhe perturba: por que é tão curto o tempo de conexão entre o vôo que chega a Lisboa, vindo do Rio, e o que sai de Lisboa, para Paris? Se não me engano, aterrissa-se às 8 e tem que correr para pegar o de Paris que sai às 9h15, algo assim. Na primeira vez que se pega esta rota, é um sufoco, um pânico de perder o Lisboa/Paris, sabendo que o próximo, se houver lugar a bordo, é à noite. Na segunda vez, nada de correrias: já se entendeu que o vôo de Paris espera pelos passageiros que chegam dos mais diversos pontos do planeta. Só sai quando lota! (brincadeira, pessoal. Mas é a impressão que fica)