Nos anos 1970 um jovem artesão (naquela época ainda não se chamava designer) reinventou a maneira de usar joias. Em vez de peças de aparência milionária, com grandes pedras preciosas e cordões de ouro reluzentes, para deixar de herança, Antonio Bernardo abria as bandejas pretas para mostrar delicados cordões de ouro só com um brilhantinho no centro, em lapidação retangular, baguette. Ou se via um cordão com folhinhas de ouro penduradas. Foi o ponto de partida para uma das grifes brasileiras mais premiadas, com participações nos eventos da Europa.

Depois de se associar à então namorada, Sonia Gallota, quando abriu a butique Sonia Bernardo, na galeria 680, em Copacabana, Antonio investiu na exclusividade do conceito, inaugurando as primeiras joalherias Antonio Bernardo. Lembro de uma entrevista com um CEO de uma joalheria famosa, com lojas pelo mundo inteiro. Quando perguntei quem eram seus concorrentes – quem sabe, era Amsterdam Sauer, Natan, Lucien, Sara. A resposta foi rápida: “meu maior concorrente é o Antonio, que conquistou as jovens.”

Basta olhar para uma das coleções novas da Meninas ab, que foca principalmente nas garotas, para ver que o talento permanece, o jeito delicado nas peças. Mesmo quando faz parte da coleção Você que lute, com luvas de box nos pingentes…

Pingente de luvinhas de box da coleção Você que Lute, do Antonio Bernardo

Linha da Josefina Rosacor

Falei tanto, para dar a referência da linha Âme, lançada pela Josefina Rosacor. Tem o mesmo encanto dos anos 1970, inclusive na maneira de usar, misturando vários cordões. Só que sem a pretensão de serem joias, são feitas em prata 925 ou folheadas a ouro.

 

Gargantilha fina (R$ 49) e cordão delicado (Josefina Rosacor)

Dois tamanhos de pérolas e um cordão de corações, para usar tudo junto (Josefina Rosacor)

A intenção foi criar estes detalhes para usar indo à academia ou a uma festa.

Entre os destaques, a gargantilha dots, o colar gravatinha mini heart e também o mix de pulseiras. Os preços vão de R$ 33 a R$ 89.

Quer ver de perto? São 10 lojas no Rio e para ver de longe, no e-commerce josefinarosacor.com.br 

www.instagram.com/josefinarosacor