Design, Arte e indústria se unem para oferecer novidades de qualidade criativa. Para a casa, a Portobello lançou uma linha assinada por Vik Muniz, reconhecido internacionalmente por suas obras como fotógrafo e o emprego de materiais reciclados. Lançada na 23ª Expo Revestir, em São Paulo, a linha Haptic mostrou uma visão ressignificada da cerâmica inspirada no papel e na aquarela, materiais habituais do Vik.
O que achei interessante foi a possibilidade de usar as novidades no piso ou nas paredes. E ainda saiu um cobogó, elemento que voltou à moda e integra a coleção nova.
Haptic é o próprio manifesto criativo que reforça a interseção entre arte, design e arquitetura, como citei no início. Segundo Vik:
“A simplicidade é a forma mais complexa de inovação. Esta coleção nasce da relação entre o tátil e o visual, como um papel em branco que convida ao toque. Trabalhamos a cerâmica para evocar a memória sensível do papel, sua textura, sua porosidade, a surpresa de um diamante bruto que guarda infinitas possibilidades”.
Três elementos
A coleção é composta pelas variações:
Canvas: Grandes formatos exaltam as diferentes gramaturas do papel, criando superfícies neutras e elegantes. Pode ser usado em pisos e paredes. Disponível nos formatos 120×120 e 120×170.
Aquarelle: Uma celebração às cores clássicas da aquarela. São cores vibrantes em nova interpretação para a azulejaria. Vejam na foto, como a sugestão é intercalar uns Aquarelles entre tons neutros. Formato 10×20
Cobogó Aquarelle: Peças que transformam os espaços em uma experiência cromática, onde as cores se revelam de acordo com a luz e a interação. Formato 15×30.
Além da parceria com o Vik Muniz, a Portobello lançou uma linha de metais para cozinha e banheiro. A linha Kitchen and Bath inclui 40 ítens, entre misturadores, chuveiros, torneiras, tudo desenvolvido em metais como níquel escovado e grafite com exclusividade. Gostei desta torneira dupla e dos chuveiros redondos e quadrados.