Primeiro, o suspense: o convite não chegava, não chegava. Não chegou, e a Cristina, assessora da Chanel, também preocupada, perguntando pelo e-mail se havia chegado. Nada, Cristina. O jeito foi chegar bem cedo, antes das 10 (o desfile era às 10h30), procurar a Cristina e entrar com ela. E lá eu sabia como ela era? Perguntei à primeira loura com uma lista na mão, que também não conhecia, mas me levou para dentro do Grand Palais. Claro, esqueci de perguntar qual era o lugar.
No que entrei, empaquei. Nossa, que sala! Que impacto, as formas de fundo do mar, em branco, o piso de areia branco, as arquibancadas em curva, como ondas. Sempre impressiona, esta entrada na Chanel.
Na verdade, todos chegam e ficam parados, admirando. Vejam a multidão em pé, fotografam, filmam, vira festa. Depois, procura-se o lugar. No meu caso, tinha que encontrar a ala dos brasileiros. Por sorte, Marie-Laure, a super assessora de comunicação estava por ali, e indicou o lugar certo.
Estava reparando, quando fiz esta foto, que a luz excelente não vem só do teto aberto, na cúpula. Há uma bateria de refletores ao longo das paredes, lá no alto. A equipe Chanel não poupa no orçamento, há um empenho em fazer o melhor. E conseguem.
O desfile foi perfeito, coerente com o tema de fundo do mar. A pérola é a estrela da temporada, e praticamente todos os tecidos têm um aspecto ou acabamento perolado. Os tons são areia, branco-concha, azul-mar, verde-alga; há adornos recortados como escamas, sapatos com saltos em forma de coral branco. Botinhas prateadas de bico quadrado, versões arejadas do trench, curtinho e sem costas. Um material plástico faz casacos soltos, como sahariennes, com bolsos chapados. As pregas dobradas também aparecem, estão em todas as coleções. Em Chanel, fazem regatinhas e blusas que acompanham saias prateadas longas e baixas. A bolsa? A tradicional 2.55, como um pacotinho, com as correntes amarrando. Para a noite ou para grandes ocasiões, a dica é a saia de tiras como algas, saindo de um corpete alongado, que lembra o tailleur clássico. Nos cabelos presos, muitos grampos com pérolas. Faltou a praia: biquíni grande, marfim e maiô com recorte e…pérolas. Lagerfeld desenhou a estampa de peixes, enguias e logos Chanel, em tons de vermelho ou azul e violetas (esta, no convite e no presskit).
Muito bom. Um espetáculo, ao som do Navio Fantasma, do Wagner. Tudo a ver: navio, mar, alemão, pérolas, corais, cultura, moda.
Uma das sandálias com amarrado de espadrille e calcanhar prateado, salto médio. Com bolsa-concha na mão e veste transparente sobre duas-peças branco
O maiô assimétrico, meio drapeado, com sandália prateada. Arrasador. Melhor, só a Lenny faz
Ótimo, o longo preto com bolsos na frente. E se reparar bem, lembra todos os longos pretos assinados pela própria Chanel.
A sala enorme impede que se veja tudo. Só ouvi a cantora, não vi quem era, porque estava próxima da saídas das modelos, dentro de uma concha. É bacana isto, do Lagerfeld e a Chanel sempre convocarem alguém de música, uma banda, um cantor da moda.
Intervalo / é bom lembrar que a melhor versão de Navio Fantasma (ou o Holandês voador) do Wagner é do Gerald Thomas, no Teatro Municipal do Rio / aqui, em seguida, vão as fotos de rua, em torno da entrada de Chanel, feitas pela Ines Rozario. Neste tipo de evento, quem vem montado, arrumadíssima, pára em frente aos fotógrafos e espera para ser registrada. Antigamente, no século 20, os fotógrafos tinham que sair correndo atrás das convidadas e pedir por favor para se deixarem fotografar. Adoro.
No entorno do Grand Palais havia alguns belos vestidíssimos com casacos Chanel, postados estrategicamente para serem fotografados. Deviam ser contratados pela marca. Boa idéia.
Reparem na quantidade de sapatos altos com meias coloridas. Referências: novela Dancing Days (figurino Marilia Carneiro), desfiles Cacharel by Clements Ribeiro nos anos 1990. Estou até acostumando.
Resquícios do verão parisiense, as meninas de regatas com alças de sutiã à mostra.
Um grupo da revista Grazia levava gatinhos infláveis para passear. Fofis.
O brinde da Chanel: 3 sombras – cinza, bege e rosada – e um esmalte dourado-esverdeado, o nome da cor é Peridot.