Japão, América e África são as referências da campanha de verão da Givenchy, assinada por Riccardo Tisci. Mais do que as estampas óbvias de cada tema, Tisci joga figurativos bordados, listras em colorido típico das regiões, com um resultado que combina a elegância japonesa, as modelagens africanas e o estilo street americano.
Ele fala:
“Continuo com meu conceito de álbum de família. Nesta estação, convidei meu ícone de sonhos, Erykah Badu, para o estudio. Mais a jovem Asia Chow, talento do Futuro. Além das minhas descobertas: as deusas negras Maria Borges, Riley e a modelo Dominik Bauer. Estou muito feliz, trabalhamos e curtimos boas horas em estilo família”
Quem fez a campanha:
Diretor de criação: Riccardo Tisci
Fotos: Mert Alas e Marcus Piggott
Modelos: Erikah Badu, Asia Chow (Marylin), Riley (NYM); Maria Borges (Women), Dominik Bauer (City)
Maquiagem: Lucia Pieroni (Streeters)
Cabelo: Garenn (Hair Luigi)
Pensando Moda: as referências étnicas fazem parte do arsenal de inspirações para a criação artística. A moda, incluída entre as Artes, costuma seguir estas origens. Para os europeus, a África sempre fascina pelo colorido e o calor que representa. É a eterna teoria dos opostos – provavelmente para as chics africanas, vale muito mais o estilo europeu clássico. Os Estados Unidos, que como o Brasil, reúnem uma misturada de raças e culturas, além do lado ficcional do cinema, também serão explorados pelas mentes criativas. O Japão tem limites, porque a cultura secular é muito forte – acaba sendo quimono, samurais, lutas marciais e pouco mais além disto. Mesmo as estampas de cerejeiras têm a ver com estes temas.
E o Brasil, como fica neste jogo de etnias? Nossa tradição como inspiração bate na tecla do Tropicalismo, das cores fortes, da sensualidade. Será que somos só isto? Claro que não, mas assim como Japão e África há ícones clássicos que continuarão virando moda – florestas, araras, papagaios, coqueiros, flores tropicais…
Osklen, Lenny, Amir Slama e Yes, Brazil são algumas grifes que interpretaram de maneira original e cosmopolita nossas brasilidades.