O evento ColombiaModa, que começa no dia 25, segunda-feira e lança estilos de verão até a quinta-feira, dia 28, promete abranger mais do que a moda criada no próprio país. Na agenda de 28 desfiles participam nomes como Olga Piedrahita, Daniel Hoyos e Agatha Ruiz de la Prada, que já apresentam coleções nas semanas de moda de Madri. Entre os mais novos, figuram alunos da Fundação Universitária da Área Andina e um brasileiro, o Akihito Hira.
Fora das passarelas – o ColombiaModa, que acontece em Medellin, inclui outras atividades, entre almoços com governantes, cafés com representantes do Chile e encontros empresariais: as tendências de cores serão apresentadas na manhã de quarta-feira; a Natura vai mostrar as novidades no setor de maquilagem. E o encerramento da semana promete superar as fronteiras das roupas e acessórios, já que o tema do painel será moda e futebol, da quadra à passarela, a propósito do Mundial de Futebol Sub 20.
Estilo brasileiro – Akihito Hira é o estilista de Brasília que tem desfilado moda masculina no Rio Moda Hype, evento que revela novos talentos, dirigido por Fernando Molinari e Robert Guimarães. Depois de Walter Rodrigues e Ronaldo Fraga, nomes consagrados no Brasil, desfilarem em outras edições no ColombiaModa, é a vez do criador de 32 anos, visual oriental, formado em Ciência da Computação e Artes Visuais, que se destaca pelo corte da moda masculina. Para o inverno, Akihito se inspirou nos samurais; para o verão 2012, na terceira participação no Rio Moda Hype, pensou no tema Botanist, que deu margem a camisaria branca, desconstruídas impecavelmente. Mais calças brancas e bermudas com falsas mangas e amarrados na frente. No styling, óculos de cientista e alpargatas
O desfile em Medellin deve revelar mais peças interessantes. “Vou mostrar a coleção completa, de 30 looks, no lugar dos dez exibidos no Rio Moda Hype em maio”, adiantou Akihito, um elegante que costuma agradecer aos aplausos com gestual oriental, vestido de terno e gravata.