Amigos e amigas: vocês têm algum plano para o primeiro semestre de 2019? Por favor, vão comprando dólares aos pouquinhos, parcelando as passagens desde já, para pegar bons preços. Porque em fevereiro abre a expo Christian Dior: designer of dreams (Christian Dior: designer de sonhos) na galeria Sainsbury, no V& A – Victoria & Albert, em Londres! Ele adorava a cidade, e costumava dizer:
_ Não há outro país no mundo, além do meu, cujo estilo de vida eu goste tanto. Amo as tradições inglesas, a educação inglesa, a arquitetura inglesa. Eu gosto até mesmo da culinária inglesa.
Ele gostava dos jardins, dos transatlânticos (como o Queen Mary) e os ternos de Saville Row.
A exposição deve traçar a história e o impacto de um dos criadores mais influentes do século 20 e dos diretores artísticos que o sucederam. A base é a mostra Christian Dior: Couturier du Rêve, vista no Museu de Artes Decorativas, em Paris, em 2017.
Em 1947 promoveu o primeiro desfile em Londres, no hotel Savoy, e abriu a filial londrina em 1952.
Entre as peças em destaque haverá modelos vestidos pela bailarina Margot Fonteyn, pela autora Nancy Maford e a princesa Margaret no seu aniversário de 21 anos.
Claro que veremos o Bar Suit, que deu origem à expressão New Look em 1947, entre mais de 500 objetos. Pelo menos 200 trajes de Alta Costura, fotos de moda, filmes, perfume, maquiagem, ilustrações, revistas e até itens de uso pessoal do estilista.
Segundo Tim Reeve, diretor do V&A afirma que a exposição “celebra um dos designers mais geniais da história da moda, reimaginando a exposição feita em Paris. Um sucesso que deverá ser igual ou maior da maior realizada até então no V&A, a Alexander McQueen: Savage Beauty. O V&A possui uma das mais completas coleções de moda do mundo e estamos felizes de revelar destaques deste acervo e dos arquivos notáveis da maison Dior”
Oriolle Cullen, curador de Fashion & Textiles do V&A comenta que “o V&A reconheceu a colaboração importante de Dior no curso da história ainda cedo em sua carreira, adquirindo seus croquis e trajes a partir de 1950. Sua influência foi ampla e ajudou a definir uma era”.
Quem sucedeu a Christian Dior: a ousadia de Yves Saint Laurent, o jeito racional de Marc Bohan, a elegância de Gianfranco Ferré, a exuberância de John Galliano, o minimalismo de Raf Simons e agora a visão feminista de Maria Grazia Chiuri.
Quando: de 02 de fevereiro a 14 de julho de 2019
Onde: The Sainsbury Gallery, no Victoria & Albert Museum: Cromwell Rd, Knightsbridge, Lo (Londres)
Como: ingressos começarão a ser vendidos a partir do outono de 2018 (segundo semestre)