Como o mundo muda! Os desfiles de Paris, antes fechadíssimos, convidando apenas alguns privilegiados, clientes abonadas e uns poucos da imprensa latina, por exemplo. Agora, depois de finalmente decidirem contratar o belga Raf Simons, adepto do minimalismo maravilhoso, abriram para os internautas do mundo o desfile de alta Costura, com transmissão on line. Em Março, Balenciaga já havia feito ao vivo, Alexander McQueen também, há mais tempo ainda.
O que significa esta abertura? Se antes havia o medo das cópias, este pânico sumiu, porque não havia como impedir que redes como a Zara copiassem o que interessasse. Os sites começaram a exibir fotos não só do desfile, como da platéia, do ambiente, mais o vídeo completo. O site Nowfashion está cada vez mais importante, já conta com resenhas críticas e com performances especiais, como foi a maratona de lançamento de uma marca masculina, durante 36 horas.
As consequencias são imprevisíveis. Tanto significa a falta de necessidade das viagens de quem não mora em Paris (ou MIlão, ou Nova York, etc), com consequente esvaziamento das salas de desfiles. Como pode reduzir o número de profissionais envolvidos neste tipo de produção. A tal maratona masculina incluía apenas um modelo, que trocava de roupa a cada 90 minutos. Em lugar dos 20 ou 30 normalmente contratados. Um canto de parede clara, um cinegrafista e um fotógrafo, e pronto, vai para o ar.
É uma mudança no sistema de divulgação da moda. Mudanças são bem-vindas. Apesar de dar uma certa nostalgia daqueles desfiles com modelo segurando um cartão numerado (para facilitar a escolha dos compradores e das clientes) e uma locutora descrevendo cada look. No mínimo, era engraçado ouvir “vestido Begônia do Campo, em seda Bucol com babadinhos no decote…”.
Enfim, Dior – Esta primeira coleção de alta costura do Raf Simons mostra que veio o belga. Sem abrir mão de suas cores luminosas, como vermelho e amarelo, ele reciclou o New Look, os longos com bordados em degradê e deu mais intensidade à silhueta ampulheta, de modelagem abajur, arredondada nos quadris.
A alfaiataria em preto ou cinza aparece muito tentadora, em terninho, vestidos estreitos e no tailleur de saia rodada. Quase toda a coleção se completa com calças pretas. Nos pés, escarpins de bico fino, gáspea baixa. Como em março, os cabelos são repartidos ao meio, lisos, com rabos-de-cavalo em geral.
Foi simples, bonito, na sala de uma mansão, um Hôtel Particulier nos Champs Elysées, avenue d ‘Iena, uma daquelas que desembocam no Arco do Triunfo.
Atenção a:
Decotes tomara-que-caia ou em V
Cintura fina
Busto acentuado com bojos ou cortes
Comprimento pelos joelhos
Muito preto
Cores luminosas e pastéis
Calças de alfaiataria pretas
Forma arredondada