Temos muitos profissionais competentes no setor de calçados. Desde os artesãos que produziam maravilhas em seus espaços mínimos, em subúrbios como Padre Miguel, até as grandes empresas como a Melissa ou Alpargatas, o que não falta é o que calçar. Mas falta um detalhe, que abunda (desculpem a palavra, kkk) nas marcas internacionais: divulgação. Alexandre Birman, da Schutz, do grupo Arezzo, se vira para construir seu nome, recebe imprensa e lojistas em eventos internacionais. Mas ainda não é um rosto reconhecível, admitamos. Não como um Louboutin ou um Manolo Blahnik, designers com status de celebridade.

Já que vivo em busca de abrir caminhos e chamar a atenção para autores e obras da moda e adjacências, começo a campanha por dois grandes nomes que nos calçam com inovação e personalidade. Estes dois personagens mostraram suas novidades na Francal, que aconteceu junto com a Fenin Verão 2017, em São Paulo.

Jorge Bischoff, pioneiro

Do Rio Grande do Sul, estado das indústrias sapateiras concentradas no Vale dos Sinos, apareceu este gaúcho com ateliê em Gramado, se dizendo designer. Uma ousadia, e ainda abriu uma butique em uma das ruas principais da cidade turística. Olhei as vitrines, admirei e aprovei o trabalho.

Alguns anos depois, nos encontramos pessoalmente, quando abriu a primeira loja no Rio Design Barra, com a assessoria da Adriana França, da Contacto. Daí em diante, é sempre uma festa quando nos vemos nas feiras, como foi na Francal deste mês. Jorge Bischoff agarrado com a cuia de chimarrão, a família linda toda por perto, e uma coleção à altura do status de designer tão merecido. Além dos luxos da coleção principal, a Loucos&Santos anda fazendo tanto sucesso que em breve – provavelmente em agosto _ terá vitrines próprias em franquia também no Rio. Já são 63 lojas Bischoff e 18 da Loucos, uau.

Nas coleções: a Loucos&Santos vem com muito pink, animal print (as clientes adoram), caramelo e preto. Lindos oxfords em verniz e flatforms brancas, super moda.

Salto vertiginoso, alma perfeita no escarpin mostarda

Salto vertiginoso, alma perfeita no escarpin mostarda

Oxford e sandália em X, em jeans

Oxford e sandália em X, em jeans

Plataforma meia pata listrada, para agradar as coonsumidoras

Plataforma meia pata listrada, para agradar às consumidoras

Estampa de verão e salto translúcido

Estampa de verão e salto translúcido

  

Verniz nude em várias versões

Verniz nude em várias versões

Na Jorge Bischoff os detalhes de metal dão nobreza aos escarpins, os vernizes prometem colorir o verão. Importante: a volta da mule. Destaque no caminhar: os saltos altos translúcidos

 

 

 

Cecconello, inovadora

Anderson Furlanetto, herdeiro e designer da Cecconello, ganhou força e experiência no trato com imprensa. Agora não esconde a alegria de ter uma coleção tão bonita e variada, e reafirma uma das maiores qualidades do seu trabalho de moda: nenhum modelo é de couro, são todos em PU, ou laminado, sintático, como preferirem. O que nunca interferiu no conforto ou nas possibilidades de design dos cerca de 300 modelos planejados para a próxima temporada, que inclui as exportações para 60 países. Nada de verão e inverno, a Cecconello produz para quatro hits fashion. E apesar do lounge na Francal parecer uma linda loja, não há planos de varejo tão cedo.

Na coleção: dois pontos fortes: recortes e os metalizados em ouro e prata, espelhados. O color block continua firme, o étnico cumpre seu lugar previsto nas tendências, a moda festa também segue o desejo das adeptas, fornecendo um estoque de pedrarias, um dos DNAs da marca. As pedras também aparecem nas sandálias gregas. Um dos destaques é a linha jeans com estampas florais. Pensam que é tecido? Nada disto, tudo em PU (poliuretano)!

Cores neutras e grafismos étnicos

Cores neutras e grafismos étnicos

flores                                                       Na onda 3D, as flores aplicadas sobre as tiras fininhas das sandálias

O Color Block se renova com recortes e aplicações

O Color Block se renova com recortes e aplicações

 

Os metálicos têm visual espelhado em ouro ou prata

Os metálicos têm visual espelhado em ouro ou prata

Fotos Ines Rozario