História: uma carência das marcas brasileiras. Ter uma historinha de vida, para conquistar o consumo é importante para se diferenciar dos concorrentes. Isto é que não falta na Dudalina, grife catarinense de blusas e camisas fundada pelo “seu” Duda e Dona Adelina na década de 1950 na cidadezinha de Luiz Alves.  Uniu a personalidade romântica do marido e o pique empreendedor da senhora, mais a felicidade de ter 16 filhos (eles queriam 20!), e aí está uma bela história por trás das coleções que atualmente incluem modelos masculinos, femininos e infantis em 70 lojas no Brasil e uma em Milão (lá, os preços são 20% mais baratos – aiaiaiai, estes nossos impostos).

Camisas nas estampas florais, em estilo inglês Liberty

Alguns detalhes de qualidade das peças: o algodão é colhido à mão em plantações no Egito e tecido em teares na Itália ou Índia. A loja flagship é a 595, em São Paulo. A empresa conta com 2.200 colaboradores, sendo apenas 10% homens.

A linha feminina começou há dois anos, com uma expectativa de vendas de 10 mil blusas na primeira leva. Venderam 40 mil! Sob o mote “Camisas para mulheres que decidem”, a linha feminina corresponde a 25% das vendas.

– Nossas camisas vestem bem, são praticamente anatômicas. Os tamanhos são realistas, quem é 42 veste 42, quem é 46 veste 46 – explicou Sonia Hess, líder da marca, que divide funções com os irmãos nas diversas empresas do grupo. Uma delas é o hotel Himmelblau, em Blumenau; outra, a marca de colchas de patchwork, mais uma, um hotel-fazenda. Todas, fundadas por Dona Adelina.

No Rio de Janeiro as lojas ficam no Rio Design Barra e Leblon e no Plaza Niterói. Os preços são a partir de R$ 249 e entre as novidades destacam-se as estampas florais estilo inglês, com eventuais transparências completadas por uma seleção de regatinhas em um arco-íris de cores lindas, para usar por baixo.

A camisaria masculina foi o ponto de partida da Dudalina

 

Olhem a cartela de cores do verão. Dá vontade, primeiro, de comprar todas. Segundo, de chamar a equipe da Dudalina para arrumar nosso guarda-roupa

Fotos Ines Rozario