Trabalhar em casa nunca foi fácil. Quem está acostumado a acordar, se arrumar e sair de casa (mesmo brigando com o trânsito, o tempo, o chefe) estranha esta rotina sem rotina, cheia de distrações. Vamos nos aco0stumando, porque esta quarentena é um trailer do que será o jeito de trabalhar daqui para a frente. Se der certo, muitas empresas vão preferir o home office, que dispensa pagar aluguel e manutenção de escritórios.
Vejam as propostas de arquitetos e marcas sugerem para um bom home office:
Organização, segundo a Novo Ambiente
O primeiro passo é organizar a casa e o ambiente de trabalho. Bagunça e tarefas domésticas pendentes podem causar ansiedade e interrupções indesejadas durante o expediente.
Escolha um local de preferência silencioso, tranquilo, bem iluminado e ventilado como seu escritório em casa e deixe tudo que precisar à mão.
Defina a lista de prioridades nas atividades do dia e da semana, de modo que seja possível saber por onde começar e terminar sem deixar nada urgente para trás.
Crie ou mantenha a rotina de se alongar, hidratar e fazer pequenas pausas para ir ao banheiro e descansar a vista.
Diante da impossibilidade de contatos presenciais com a equipe, mantenha-se ativamente em contato com os colegas por meio das ferramentas digitais, faça videochamadas e organize as tarefas coletivas e individuais por meio de plataformas como Trello e Asana.