Vitrine da Dzarm, roqueira e grafitada. Base dos looks, calça, legging ou minissaia pretas

A edição de inverno foi a 17ª, mais uma vez no pavilhão Serra Park de Gramado, com vista para a serra em volta. Belas suéteres, com texturas mais leves, novidades na seara dos ternos.

Lingerie branca da De Chelles

Lingeries em modelos dedicados às noivas, outros com estilos mais – digamos -, picantes. Mais as coleções prontas para as ruas, da Dzarm e da Hering, em vitrines grafitadas, moderninhas.

A graça da Chris Evert, na camiseta que brinca com a frase-lema britânica durante a segunda guerra

Interessante que a Fenim está alcançando com seus 700 expositores tanto o estilo tradicional visto nas grandes feiras – isto é o básico oriundo das grandes indústrias -, mas abre espaço para marcas de vanguardinha, como a Chris Evert, que mostrou uma linha divertida e brincalhona, inspirada em temas britânicos. A bandeira, estampas lembrando a Swinging London dos anos 1960. A famosa expressão da segunda guerra, “Keep Calm and Carry On,” virou “Now Panic and Freak Out” sobre uma camiseta soltinha.

O estilo elegante do look masculino da Apa, marca carioca de ternos

Opção para o blazer tradicional, proposta pela Camelo

Mal acaba esta Fenim, Julio Viana se prepara para a primeira Fenim Nordeste, para lançar o verão 13/14. De 27 a 29 de maio, cerca de 450 marcas estarão a postos no novíssimo Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Boa parte será composta pelo elenco que expõe em Gramado. “Vou priorizar a moda, levar este grupo para pegar o mercado do Nordeste e Norte, mas devemos abrir também para participantes da região”, adianta Julinho, como é conhecido o incansável empresário. Nesta próxima empreitada, ele vai repetir a estratégia de convidar lojistas de outros estados. “Pelo menos 300 convidados irão para Fortaleza, vindos do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro, em princípio”, anunciou Julio Viana, que antes da Fenim no Verão Nordeste ainda deve levar as coleções de verão para a parceria com o Salão Moda Brasil, em São Paulo.

O jeito leve e mesclado da Julia Tricô

 

Fotos de Edson Pelence

 

Alguém lembrou da Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil) que durante muitos anos foi o grande salão da moda brasileira em São Paulo? Não é coincidência: o objetivo do empresário gaúcho é reviver o sucesso de uma grande feira de moda, de vendas no atacado, como a Fenit. A Fenim já serve de amostra para o que ele é capaz de fazer: atrair centenas de compradores de todo o país para uma cidade como Gramado, que fica a pelo menos duas horas do Rio de Janeiro ou São Paulo, mais duas horas subindo a serra de van ou ônibus. Antes, como sócio da Expovest, Julio Viana conseguia levar compradores e imprensa para Blumenau, outra cidade que obriga os visitantes a uma hora de estrada depois do vôo. E era um show, a feira.

Portanto, marquem na agenda: de 27 a 29 de maio, rumo a Fortaleza, com a Fenim de Verão.