Bia Lacerda, uma das novas designers do Rio

Bia Lacerda, uma das novas designers do Rio

Gramado está com temperaturas em torno dos seis graus. Mesmo como friozinho reinante, as modelos do Mega Polo Moda desfilam macaquinhos e vestidos tomara-que-caia em tres apresentaçòes diárias no pavilhão Serra Park, onde se realiza a Fenim do verão de 2011/12.
São dois pavilhões, com expositores de vários estados, e a novidades dos jovens talentos do Rio Grande do Sul, que verei amanhã, quinta-feira.
Hoje, as histórias sào sobre os nomes que vieram do Rio.

Vitrine da Apa

Vitrine da Apa

Masculino exclusivo – quem dira, a maior fábrica de ternos da América Latina – 50 mil ternos por mês – está dedicando parte de seu espaço de produção a um projeto muito especial: a roupa sob medida. No Rio, a Casa Alberto Gentleman é o lugar onde os clientes elegantes tiram as medidas, escolhem o tecido e recebem a roupa pronta, em 10 dias úteis. “É um processo com máquinas individuais, que devem substituir os alfaiates, que estão acabando. Em breve vamos instalar um software novo, capaz de cortar 100 ternos por dia, e entregar a roupa em 10 dias corridos”, revelou Luiz Apa, entusiasta do processo que é uma réplica industrial do que seu pai fazia artesanalmente há 50 anos.
Além da exclusividade do sob medida, esta linha tem a qualidade dos tecidos italianos e das entretelas de crina de cavalo, como nas confecçòes clássicas.
Simonia Rodrigues, da Été Rose

Simonia Rodrigues, da Été Rose

Da serra – Mais uma grife desponta na serra fluminense. Assim como a Myth e a Wölner (de Petrópolis e Itaipava, respectivamente), chega a Été Rosé, da Simonia Rodrigues. Por alguns probleminhas com fornecimento de tecidos, Simonia acrescentou parte da coleção de inverno no seu espaço na Fenim. Longe de comprometer, foi até interessante admirar os casacos acolchoados matelassês e uma linha de blusões estampados. Na ala de verão, destacam-se as rendas estampadas e os trabalhos com foil dourado e estampa quebrada, aquela que parece ter falhas de impressão. Até aí, tudo normal. O que diferencia a Été é a escolha de materiais. Aqueles blusões estampados são feitos de…cobertores de microfibra! As rendas das microssaias e corseletes sào rendas de…cortina! Simonia vende direitinho pelo Facebook, onde diariamente posta um look (ela mesma veste as peças) e em agosto leva a coleção para o Mercadinho Chic, na Oscar Freire, em Sào Paulo.

Rosto conhecido – A Bia Lacerda, que abre este post, já trabalhou com a Claudia Simòes, a Shop 126, é um rostinho conhecido na moda do Rio de Janeiro. Agora abriu marca própria, e promete fazer parte do grupo que pensa moda jovem, feminina e cheia de detalhes. Nada passa em branco, nada é simplezinho: regatas têm micropérolas aplicadas, camisetas são bordadas com pássaros, os tops estilo Dolce & Gabbana sào de renda com pressões grandes e galòes de algodào, tem underwear de renda preta, com costura inglesa, “que dá um acabamento bonito”, mostra a Bia. Por enquanto, ela anda vendendo para as amigas, estreou na Fenim como aquecimento para um bom futuro na nossa moda. E vocês tinham que ver o body que ela criou, e dá de presente nos chás de lingerie das amigas

Marca de qualidade – e quem encontro como expositora na Fenim? Claudia Simões! Depois de ver a bela coleção de alfaiataria e listrados Navy, Cláudia me contou que deu uma reviravolta nas atividades. Reduziu o número de lojas para três – ficou com as que vendiam de verdade -, saiu do prédio de tres andares que ocupava com escritórios na praça da Cruz Vermelha. Está feliz da vida, com um andar em prédio da rua Siqueira Campos, morando em Ipanema. Veio para a Fenim para aumentar os pontos de venda no sul. Uma profissional corajosa e competente.

Intervalo / estou em uma pousada, contra todos os meus princípios. Sempre digo que gosto de hotel, com todos os serviços de hotelaria. Pois engoli o que disse, mais todos os meus preconceitos. O hotel pousada Le Chateau é ótimo, confortável, claro, tem uma equipe super-gentil, nada de sensação de acolhimento caseiro. Lareiras esquentam os lounges da recepção, o café da manha é ótimo. Quem vier a Gramado, tem mais esta opçào. Fica na rua Floresta Negra, 110 bairro Planalto. Tel (54) 3286-6606 / vejo estas duas marcas iniciantes, e chego à conclusão que a Babilonia Feira Hype era o local certo para estes começos / já est’
a marcada a Fenim de inverno 2012: de 24 a 27 de janeiro de 2012