fotos Ines Rozario

Eu sei, eu sei: já falei umas 20 vezes sobre a volta da grife Frankie Amaury, trocando mensagens com o agitador Alexandre Schnabl. Só que hoje, dia três de setembro de 2024 foi lançada a coleção exclusiva para o Rock´n´Rio e as roupas, aproveitando a abertura do DW Rio, a semana do design, no CasaShopping. Então, lá vou de novo falar sobre a F.A. e corolários do evento.

Mas divido em ítens, para a leitura ser mais simples.

DW Rio: um excelente pretexto para ir ao CasaShopping. Já é o local mais citado pelas imobiliárias da Barra, quando vendem casas de luxo – “os móveis são todos do CasaShopping!” – o shopping da Av. Ayrton Senna é um dos argumentos para definir a casa e o condomínio como de primeira linha. Agora, com a Design Week, aumenta a variedade de lançamentos. Pelo que vi na Breton e na Líder, os móveis estão cada vez mais originais, muitos assinados por designers e arquitetos

Onde foi o lançamento: em meio as belos móveis da Breton, no CasaShopping

Frankie Amaury: coleção impecável, no estilo quase básico… já viram camisa polo de couro? Saia lápis rosa, de couro? Um tom entre o violeta e o marrom, em uma camisa? A série do Rock´n´Rio é de jaquetas Perfectos (eram as favoritas do Amaury) com franjas, minissaias, em preto ou bronze. Se sobrar alguma depois dos dias de rock, vão esgotar rapidinho em loja. Como aconteceu com as mochilas, que acabaram antes de serem mostradas na Pinga…

Jaqueta bronze com logo do Rock´n-Rio, look de couro rosa e jaqueta Perfecto versão da Renata Veras

Os preços das peças ficam entre R$ 1.900 e R$ 6.500. Acho que nem o Ed Sheeran ou a Kate Perry vão resistir às franjas. Ou aos Toy Arts que estavam enfeitando as estantes da Breton e estarão no corner do Rock.

Novas cores das mochilas e toy arts nas estantes da Breton

  Futurismos: nas conversas com as amigas, durante o almoço (salmão, bife Wellington e massa recheada de osso buco do bufê da Mari Vidal), soube das maravilhas que o Sergio Zobarán está aprontando na sua galeria, no Largo do Boticário. Exposições, conversas, muita Arte. 

A Sueli Bombiere contou dos passeios com os netos na Disney Paris e adiantou a mostra da Harper´s Bazaar na Av. Montaigne, em Paris, em setembro. 

Renata Veras mostrando a coleção

Renata Veras: adoro meus entrevistados! Sempre surpreendem pela animação, pela coragem, pela vida além das modas. Renata, sobrinha do Amaury – que pra ela era o “tiAmaury”- resolveu reviver a marca depois de 20 anos. No currículo, os estudos na Cândido Mendes (pagos pelo tio), trabalhos para a Maria Filó, Osklen, Espaço Fashion, Yes, Brazil e palpites nas conversas com o tio. Mas o melhor é o estilo de vida. A família se compõe pelo marido surfista, Renata, mais o filho de 13 anos e dois vira-latas espanhóis, tudo o que possuem se resume a quatro caixas porque moram no mundo, buscam as praias: Portugal é o país favorito, principalmente o Algarve; na Espanha escolheram Conil de la Frontera, em Andaluzia. “Já moramos em lugares de menos de 20 mil habitantes! Durante a pandemia estava em Portugal, comprei uma máquina de costura e comecei uma coleçãozinha. Que vendeu toda, no Instagram! Uma sorte, ter aprendido a costurar, nunca desejei ser só estilista, como a maioria dos alunos de moda pretende”. O trio voltou para o Rio há um ano e preferiu a calma de Teresópolis ao agito da capital. Quem estranha é o surfista, que costumava sair de casa de prancha e cair no mar. O filho se adapta fácil, já corrigia a mãe no espanhol e conseguiu pular para o sétimo ano, mesmo sem saber História do Brasil. “Se não der certo, ele repete a sétima no ano que vem”, conclui a mãe da família nômade.

 Renata sentia uma carência afetiva da Frankie Amaury, as clientes e conhecidas perguntavam pela marca. “Achei que ficariam satisfeitas com as mochilas e afinal olha só o que inventei: jaquetas, saias, vestidos, polos. Tudo em couro de cabra do Nordeste, com tratamento em curtume do Sul. E para quem olha feio para o uso de material animal, respondo que já que comemos os bichos, o que seria feito do couro? É um subproduto da indústria alimentícia!”

Foi um belo lançamento. Só perdi o começo, quando Silvia Pfeifer recitou poemas ligados à Arquitetura. Para quem gosta de saber valores, o Taxi Rio da Gávea até o shopping custou R$ 73. A volta foi com o Ramón, contratado pelo evento, com seu Corolla, verdadeira carruagem de princesa.