Alguém ainda quer saber se a roupa do Jean-Paul Gaultier é boa? Ora, desde os anos 1980 ele é responsável pelos convites mais disputados da semana de Paris? Por que? Porque são desfiles temáticos – alguns para lembrar: ífrica (infernalmente quente, dentro do Museu da ífrica), índia, Hippie, Parisiense (as modelos fumavam na passarela), Frida Kahlo (maravilhoso, colorido), com um carrossel, no Museu do Circo ou Artes Forenses -, porque ele tem uma identidade parisiense, como tinha o Yves Saint Laurent, porque ele faz figurinos de shows da Madonna, porque é um cara animado, baladeiro. Leram até aqui?

Em matéria de roupa, nem é preciso ir ao desfile para saber como é a coleção. Tem calça risca de giz, trench coat bege ou preto, camiseta listradinha de marinheiro de Marselha, saia lápis preta, sutiãs aparentes de cetim ou renda, corpetes, jardineira jeans, pantalonas e pelo menos um terno.

Tudo isto estava no desfile de ontem, claro. Mas faltou falar do show. Para lembrar seus princí­pios, o sucesso dos anos 1980, Gaultier homenageou í­cones da música pop. Começou com a boca de cena na sala da rue Saint Martin (uma base dele em Paris, lugar pouco confortável para a plateia e para os fotógrafos) com um andaime, cheio de figurantes e modelos fazendo poses de Grace Jones nas fotos do Jean-Paul Goude, seu marido na época. Daí­ em diante, foi só música e í­cones:

Grace Jones: smokings e ternos estilizados pretos

Michael Jackson: jaquetas e blusíµes de cetim, calças folgadas com cuecas aparecendo

Annie Lenox: terno risca de giz

Boy George: camisíµes e calças de seda estampada, largos

Madonna: sutiãs lembrando o figurino da turnê Blond Ambition e da atual, em preto

Jane Birkin: capa trench coat e pantalona em azul-jeans

David Bowie: como Ziggy Stardust, de body de uma perna e uma manga

Sade: ( a série mais bonita) vestidos com barras de macramê e franjas

Impressionante a caracterização das modelos. Ficaram iguais aos originais.