O pretexto é o Fashion NIght Out, que motiva desfiles e coquetéis nesta semana, nos shoppings da cidade. Na terça-feira, dia 17, o Village Mall tem desfiles da Loungerie, Cia. Marítima e lançamento da Blue Man. E o Fashion Mall, entre outras atrações, vai lembrar os grandes mestres dos anos 1980 que atuaram aqui no Rio de Janeiro, graças à homenagem prestada por André Scalercio, dono de uma das marcas do shopping de São Conrado.

André Scalercio ao lado de uma das manequins da loja, com um dos vestidos pretos da coleção

– Quis lembrar que o Rio já contou com uma moda requintada, elaborada. Nós temos moda praia, jeans e o casual maravilhosos, mas faltava destacar este estilo feminino e elegante, para grandes ocasiões – lembra André, que é querido no circuito da moda carioca desde que trabalhou em marcas como a Chocolate, Espaço Lundgren, Forum. Agora assina coleções de belos vestidos de renda, gazar, tules, bordados e franjados, na loja do Fashion Mall.

George Henri, a elegância em pessoa, durante uma das festivas tardes de novas coleções

A homenagem inclui George Henri, Marco Rica, Maria Cândida Sarmento, Gregorio Faganello, lembrados em fotos de Eduardo Alonso, dono de um dos maiores acervos da moda carioca desde esta época, quando começou a fotografar para a revista Domingo, do Jornal do Brasil.

Fotos Eduardo Alonso (George Henri) e Ines Rozario (André Scalercio)

 

E mais / os anos 1980 incluíram muitas estrelas da nossa moda, atuando em outras áreas. Foi o auge da Company, de Mauro Taubman, dos jeans de Nora Sabbah na Spy and Great, da moda tropicalista da Yes. Brazil, do Simon Azulay, dos japonismos da Walkyria Magnavita. Foi uma década tão importante aqui, como em Paris, quando despontaram Claude Montana, Thierry Mugler e a geração de japoneses que desconstruíram o glamour. Paralelo, correu Giorgio Armani, até hoje revolucionário na alfaiataria.