Uma vitrine no shopping da Gávea virou backdrop para selfies. É uma Lua, cercada de nuvens, uma imagem cercada por joias da designer Livia Canuto. Seu trabalho nesta coleção, inspirado justamente na outra face da Lua – também na leitura do livro de Levi Strauss, com este tí­tulo – tem a ver com valores da cultura oriental, perfeitos para este momento conturbado. “Tradição, famí­lia, o artesanal e o tecnológico, estão presentes na maneira como brinquei com os banhos. Por exemplo, algumas peças são de prata por fora e ouro amarelo por dentro “, contou Lí­via na abertura da coleção.

Vitrine da loja de Livia Canuto, no shopping da Gávea

O destaque em estilo é o brinco Conquête, que parece um sistema planetário, todo articulado. Outro é o brinco Órbita com água marinha fosca. “Não gosto de muito brilho”, comentou a autora, que criou também com ágata branca e negra.

Brinco Conquête, todo articulado, em prata (R$ 520)

Brinco Órbita, em prata e água-marinha fosca (R$ 250)

As joias são lindas, a maioria em prata, com estas pedras elegantes, sem excesso de brilhos.

Mas Lí­via tem novidades além do outro lado da Lua. Em breve muda da pequena loja nos fundos do corredor para o espaço ao lado das escadas rolantes, um espaço privilegiado, onde não só a joalheria estará exposta.

_ Será um espaço de trabalho, minha mesa montada, lugar para exposiçíµes e eventos. Só não vou deslocar as aulas de design de joias, porque não seria interessante para os alunos, ficariam dispersos no ambiente.

Lí­via pediu segredo desta novidade. Ai, que difí­cil não contar, principalmente depois que vi a fachada já com seu logotipo. Vamos aguardar a abertura deste espaço, um conceito novo no nosso varejo de joias.

Em tempo: além de lindas e diferentes (há brincos para quem tem vários furos nas orelhas, por exemplo), as peças da Livia Canuto têm preços ótimos: ficam entre R$ 250 e R$ 04 mil.

E mais/ para quem tem curiosidade maior sobre o trabalho destes designers que lidam com materiais preciosos convém procurar a obra Joalheria no Brasil – história, mercado e ofí­cio, uma base de pesquisa sobre o significado dos minérios, metais nobres e pedras preciosas e as pessoas que transformam tudo isto em obras de arte e luxo. Editado pela Disal Editora é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia. São 288 páginas, por R$ 98