Uma vitrine no shopping da Gávea virou backdrop para selfies. É uma Lua, cercada de nuvens, uma imagem cercada por joias da designer Livia Canuto. Seu trabalho nesta coleção, inspirado justamente na outra face da Lua _ também na leitura do livro de Levi Strauss, com este título _ tem a ver com valores da cultura oriental, perfeitos para este momento conturbado. “Tradição, família, o artesanal e o tecnológico, estão presentes na maneira como brinquei com os banhos. Por exemplo, algumas peças são de prata por fora e ouro amarelo por dentro “, contou Lívia na abertura da coleção.
O destaque em estilo é o brinco Conquête, que parece um sistema planetário, todo articulado. Outro é o brinco Órbita com água marinha fosca. “Não gosto de muito brilho”, comentou a autora, que criou também com ágata branca e negra.
As joias são lindas, a maioria em prata, com estas pedras elegantes, sem excesso de brilhos.
Mas Lívia tem novidades além do outro lado da Lua. Em breve muda da pequena loja nos fundos do corredor para o espaço ao lado das escadas rolantes, um espaço privilegiado, onde não só a joalheria estará exposta.
_ Será um espaço de trabalho, minha mesa montada, lugar para exposições e eventos. Só não vou deslocar as aulas de design de joias, porque não seria interessante para os alunos, ficariam dispersos no ambiente.
Lívia pediu segredo desta novidade. Ai, que difícil não contar, principalmente depois que vi a fachada já com seu logotipo. Vamos aguardar a abertura deste espaço, um conceito novo no nosso varejo de joias.
Em tempo: além de lindas e diferentes (há brincos para quem tem vários furos nas orelhas, por exemplo), as peças da Livia Canuto têm preços ótimos: ficam entre R$ 250 e R$ 04 mil.
E mais/ para quem tem curiosidade maior sobre o trabalho destes designers que lidam com materiais preciosos convém procurar a obra Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício, uma base de pesquisa sobre o significado dos minérios, metais nobres e pedras preciosas e as pessoas que transformam tudo isto em obras de arte e luxo. Editado pela Disal Editora é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia. São 288 páginas, por R$ 98