Mais uma vez, as crises econômicas e políticas parecem estimular os movimentos da moda, em lugar de desanimar. Os caminhos para contornar as turbulências variam desde uma reforma na loja até uma grande campanha de objetivos distantes do mero foco na venda de roupas ou acessórios.
Um bom exemplo destas estratégias é a Levi´s, nossa amada marca das calças 501 e das jaquetas copiadas pelo mundo inteiro. Stacy Doren, vice-presidente de marketing da empresa para a América Latina, esteve no Rio para falar sobre um dos projetos favoritos e mais algumas propostas em que a marca investe.
_ O Rio será alvo de forte investimento, vamos dar um refresh nas lojas, mas fiquei impressionada como estão bonitas, com a manutenção e atividades impecáveis. Nossa meta em geral seria uma educação das pessoas em relação à moda. Queremos falar dos nossos valores, da autenticidade, da expressão pessoal. A música é um dos caminhos. A Levi´s está, por exemplo, no Coachella _ contou Stacy durante brunch na pérgula do Copacabana Palace.
O maior orgulho da empresa que celebra mais de 160 anos sempre fora da curva, conquistando todas as idades, é a plataforma I shape my world (como formato o mundo), que abre espaço para histórias de mulheres com experiências de superação e empoderamento. Como Sonya Charles, que tem vitiligo no rosto e participou como modelo na semana de desfiles de Londres. Ou Anita Yusof, muçulmana que rodou sozinha de bicicleta 40 países. A campanha começou há três anos na índia e continua no ar.
Em cinco anos teremos mais lojas no Brasil, o foco do consumo deve se dirigir para os jovens abaixo de 24 anos.
_ Daí a importância da música. Estamos pensando também em alguma ação no Carnaval do Rio. Já produzimos um bloco em São Paulo, vamos ver o que será aqui no Rio. A marca não pára de se reinventar e acompanha esta atual incrível fragmentação da mídia. Um exemplo é o patrocínio do San Francisco Stadium, onde joga o 49´rs (time de basquete da NBA). onde se apresenta o Rolling Stones.
Em matéria de moda, há a coleção baseada na série Stranger Things, a Hello Kitty, a parceria com Justin Timberlake. A linha feminina, que existe desde 1984, além da grande variedade de cortes e modelos de calças, tem pequenos tesouros a serem pesquisados nas lojas. Marina Kadooka, responsável pelo marketing no Brasil, estava vestindo uma bela blusa de renda preta. Comprada onde, onde? Na loja da Levi´s! Aliás, Marina saiu da Levi´s e está na equipe da Tommy Hilfiger _ aguardemos melhoras na Hilfiger!
Bem-humorada, Stacy descreve sua rotina de trabalho:
_ Quando conto para minha família que estou o dia inteiro vendo lojas, todos invejam, porque acham que estou fazendo compras o tempo todo!