Está no auge a temporada de neve no Chile. Valle Nevado fica a 60 quilômetros de curvas de Santiago e até onde me lembro há horários de subida e de descida. Mas vale, a estação é linda e uma paradinha em Santiago também pega bem.
Se o céu estiver claro (meio raro por lá), dá para avistar a cordilheira, como uma muralha, sobre Santiago. Parece muito perto!
A novidade é o aumento dos voos do Brasil para Santiago. Cinco empresas aéreas têm voos diretos, em vários horários. Partem de São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro.
De São Paulo saem a Gol, a Sky Airline, a Lan e a Tam; do Rio, em voo direto só a Lan e a Tam. De Salvador parte a espanhola Air Europa.
O voo pode ser meio turbulento, dependendo dos ventos na Cordilheira dos Andes. Em compensação, se estiver um dia bonito, é uma beleza acompanhar as montanhas nevadas.
A estação à noite
Os hotéis – Valle Nevado tem três hotéis: Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado (respectivamente três, quatro e cinco estrelas). Nesta temporada o hotel Puerta del Sol tem uma promoção – até 26 de setembro hospedam-se quatro pessoas e só pagam três nos apartamentos Altillos, no nono andar do prédio. A vista é incrível (reservas@valle nevado.com)
Um dos apartamentos do hotel cinco estrelas Puerta del Sol, que oferece um desconto nesta temporada: onde ficam quatro, pagam três
Valle Nevado tem seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Não era uma cidade, começou exatamente a partir da estação de esqui. Agora, já há projeto de construção de mais dois prédios residenciais por ano na região, até 2022.
Deu vontade? Valle Nevado figura entre os melhores locais de neve do mundo. É bom correr com as reservas, porque os hotéis estão lotadões. Pelo Decolar.com só há quartos em cidades próximas, a cerca de 15 km de Valle.
(valle nevado.com)