Se alguém nesta temporada trouxe alguma novidade, algo diferente, fora das tendências, foi o Pedro Lourenço. Repetiu o desfile online, se inspirou em fotos de Marisa Berenson na praia, seminua e nos trajes de Carmen Miranda. Até aí, qual a novidade? As misturas de couro, tule, crepe, lamê chiffon, paetê, cristais, o jogo de opacos e transparentes. É pouco? Tem que ver de perto, nas mãos, e ouvir o que o cara diz.
– É um exercício da nudez, lembrando a Marisa, associado ao reticulado da Op Arte. com os decotes, assimetrias e vazados da Carmen. Estudei as peças no Museu dela, no Rio de Janeiro, fiz a leitura abstrata, aliando o design gráfico com uma silhueta nova – contou, em um salão na Avenue Marceau, em Paris.
Ainda não parece novo? Pois todas estas propostas são executadas com tecnologia, quase direto dos computadores (MAC, claro), para os tecidos. Sobre a base de tule, são impostos os degradès reticulados desenvolvidos nos programas gráficos, como se fossem plotters. Acima da barra pontilhada, há cristais minúsculos aplicados, formando o degradê do prata ao nude na saia seca
Quanto à Carmen Miranda, ela está presente nos tops com recortes escamados (abacaxis), nas assimetrias (drapeados dos figurinos), nas basques de couro fininho (tailleurs dela).
– Tem também um pouco do estilo tacky (kitsch) de Los Angeles, é feito para uma mulher elegante que goste do novo. Encaro esta coleção como um fio condutor para posicionar a marca dentro de um conceito Techno Couture. As multimarcas vão vender produtos derivados destas peças. Desta forma, teremos desde t -shirts por R$ 99 até vestidos por R$ 15 mil.
E os dois milhões propostos como apoio pela Ministra Martha Suplicy? Neste lançamento, nem foram recebidos. Ficam dúvidas no ar.
– Ainda nem sei se vou aceitar. É um assunto polêmico no Brasil. Mas acho que deve haver incentivos para a moda brasileira, para competir com os produtos que chegam de fora – fala o criador que, aos 23 anos, completa 10 anos de atividade na moda. Filho de Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, tem embutida a classe da experiência junto com o olhar contemporâneo com uso da tecnologia. E vem mais novidade por aí, com projetos para um ano. Para o Futuro da moda.
Nas fotos, a modelo Indaya. O video foi produzido por Maurizio Babutti, está no youtube.