Como está chegando a hora de ir para Porto Alegre para ver a versão gaúcha do Inspiramais (dia 20), lembrei de falar um pouco de Gramado, cidade turística muito procurada por brasileiros e vizinhos latinos.
Ainda não é inverno, não vai ter lareira acesa (sei lá, com este tempo doido). Mas deve estar mais fresco à noite, do que Porto Alegre.
Começo por Porto Alegre, minha cidade natal. Nesta época, além de quente – mais do que o Rio -, costuma ter chuvaradas no fim da tarde. Como é o ponto de partida para a serra, vamos aproveitar algo de POA.

Sorvete do mercado de Porto Alegre
O sorvete do mercado popular. Na barraca 40, em frente a uma barraca de salsichíµes servem o melhor sorvete do mundo. Já provei o da í®le St. Louis, os italianos, o straciatella de Munique. O do mercado gaúcho é melhor. A região é chegada a pickpockets, isto é, assaltos.
O restaurante Santo Antonio,no bairro Moinhos de Vento, na rua Doutor Timóteo. Melhor bife, batatas fritas perfeitas. Não é luxo.
Cupcakes estilo Harry Potter (IG)
A novidade: o Caldeirão Furado, bar temático. O tema: Harry Potter, claro. Tem cerveja amanteigada, chapéu seletor. Espero que o cardápio seja normal, mesmo com hidromel, sangue de unicórnio. Enfim, comidas entre normais e mágicas (rua Joaquim Nabuco, 197)
Chega de Porto Alegre. A subida até Gramado demora cerca de duas horas. A estrada fica bonita quando aparecem as hortênsias. Ir a Gramado para::
1. Ficar no hotel Laghetto, um dos mais modernos que conheço. Já me hospedei em um tradicional, grandão, bem localizado. Mas era assombrado: meu computador ligou sozinho a noite inteira

Café colonial
Curtir o café colonial, servido nos hotéis, pousadas e restaurantes. Desistam da dieta. tem galeto, sagu, pães, bolos e o principal: cucas!
MiniMundo
Conhecer o MiniMundo, cidade em miniatura. Sempre acho que uma criança vai entrar no espaço, que nem monstro de filme japonês
Curtir a neve artificial eterna no parque Snowland. Nunca fui, acho que vocês sabem o que penso de neve. Não esquio, escorrego na cidade. Mas há quem goste e se esbalde
Lago Negro, com pedalinhos e hortênsias
pela Natureza, passear pelo Lago Negro, olhar a cachoeira Véu de Noiva
pegar o carro ou fazer uma excursão, rodar 120km e ir a Bento Gonçalves para visitar as vinícolas.
Tem lojinhas vendendo tapetes de couro de boi, flores de pétalas giratórias para os jardins e muito chocolate.
Estou falando de Gramado em janeiro de 2025. Sem neve, corais natalinos, eventos especiais.
A CVC está com pacotes de cinco dias, com voos diretos Rio/Porto Alegre, hospedagem na pousada Chalé das Neves. Verifiquem, acho que é o preço R$ 5.381 é para 2 viajantes. Apenas recebi esta mensagem, não é notícia paga, não me responsabilizo por nada.