Tenho um amigo médico cardiologista que acorda todos os dias às cinco da manhã para correr e pelo menos uma vez por ano troca o consultório em Botafogo por uma das cidades onde se realizam maratonas.

A maratona pelos Champs Elysées é em abril

Este é um dos futuros previstos para o setor de turismo. É o fenômeno Runcation. Esta é uma das experiências que já representa mais de 10% do turismo mundial. E não se trata do pessoal que vai para as Copas e Olimpíadas, é a vontade de sair correndo pelas maratonas nas grandes cidades como Nova York, Paris, o próprio Rio de Janeiro. Resorts e cidades históricas têm sido relegados a segundo plano nos projetos de viagem. 

A runDisney tem pacotes de fim de semana

Fala Henrique Farias, sócio da Sub4 Turismo Esportivo:

“Atualmente, os pacotes para os eventos consagrados, como as grandes maratonas do mundo e a Maratona da Disney, por exemplo, esgotam com grande antecedência. Além disso, recebemos alta demanda por outras provas que não são tão expressivas, mas estão em destinos que oferecem atrativos dos mais diversos. A procura está relacionada com o aumento do público corredor, sem dúvidas. Mas também é reflexo da expansão do turismo esportivo ao oferecer experiências diferentes das já conhecidas pelo turista de maneira geral e dessa nova tendência em que a participação em uma corrida é o ponto central do roteiro”, explica Henrique que se surpreendeu com um aumento de acima de 15% no número de turistas/atletas, quando a expectativa era de 10% para este ano.

Maratonas muito procuradas: a de Santiago, em maio, que pode incluir city tour e degustação de vinhos no Valle Nevado; a de Buenos Aires, em setembro, com city tour e tenda vip. Paris tem a maratona em abril e Nova York, em novembro. O grande sucesso são os fins de semana da runDisney, que tem sempre pacotes esgotados, com inscrições bem antecipadas. As próximas serão em 23 a 26 de outubro deste ano e de 7 a 11 de janeiro de 2026.

Estilo de inverno da Track & Field

Cada evento deve ter camisetas ou roupas próprias para a corrida. Mas vale saber da coleção da Track & Field, que expõe looks em tons neutros, combinando com bases pretas. Ou a alta tecnologia da Liquido Store, com tecidos com nomes como Emana, Ketten, Compress, Bioamida, Kelp ou High Perfor. Se não forem usados nas corridas, ficam ótimos nos treinos. Ou no dia a dia – vejam que cores bonitas na nova coleção.