Duas vezes nesta semana ouvi (ou li, melhor) o nome de um designer/estilista/costureiro brasileiro. Sabem quando o nome parece familiar? E era: Vitor Zerbinato participou de pelo menos dois Minas Trend, com coleções que na época defini como bastante inovadoras, pelos materiais e pelas estampas, havia algo diferente nas mangas.
Pois o Vitor já vestiu muita gente famosa, e não só brasileiras como Mariana Ximenes e Anitta, mas também as elegantes dos tapetes vermelhos internacionais, a mais recente foi a Sharon Stone no Globo de Ouro. Esta foi uma das notícias da semana envolvendo o nome do Zerbinato. A outra, também linda, foi a Vanessa Giácomo, a policial da novela Pega Pega, que casou com o Julio (Thiago Martins) com um modelo estilo fourreau, com transparência no colo e mangas.
Segue uma entrevista rápida, para localizar o Vitor Zerbinato. Quem ajudou nas respostas foi sua assessora, Vanessa Antonoff:
Você é de Minas? O Vitor é natural de Piracicaba. Morou por muitos anos em SP, e atualmente divide seu tempo entre Mogi das cruzes (onde ficam localizados o ateliê e a fábrica da marca) e São Paulo.
Como começou na moda? Cursou alguma faculdade ou curso técnico? Vitor Zerbinato é um estilista self-made. Na época em que começou, não existia faculdade de moda no Brasil, por isso buscou diversos cursos na área e se especializou em corte, costura, modelagem e moulage. Trabalhava em outra área, mas sempre teve o sonho de trabalhar na moda, até abriu a Madame X. Por 20 anos, Vitor foi estilista da Madame X, uma marca underground do final dos anos 80 que foi um grande sucesso. As coleções eram super ousadas e misturavam referências de diversos universos. Uma mistura de romântico e rocker, anjo e demônio, lady e punk, de acordo com o próprio estilista. Loucuras de um apaixonado por moda! Em 2010, a marca cresceu e Vitor evoluiu para um estilo mais atemporal, com acabamento perfeito. A roupa ficou muito sofisticada para a Madame X e foi feita a transição do nome para Vitor Zerbinato, se tornando uma marca muito mais autoral. Com linhas casual, fashion e festa, além de acessórios e sapatos, o estilo de Vitor Zerbinato é contemporâneo, forte e sedutor.
Chegou a participar de alguma semana de desfiles aqui no Brasil? A marca Vitor Zerbinato participou de duas edições do Minas Trend. No momento, a estratégia da marca é direcionar os esforços para o mercado internacional, participando de feiras como a Tranoï, em Paris.
Como seu trabalho foi parar no mundo? Além da exposição nas feiras internacionais, desde 2016 a marca Vitor Zerbinato tem uma assessoria em NY, que apresenta as peças para stylists e celebridades. Já vestiram Vitor Zerbinato: Sharon Stone, Mary J Blidge, Laverne Cox, Connie Britton, Felicity Huffman e outras. A Kim Kardashian encomendou uma jaqueta bordada da coleção Verão 2018.
Onde você está baseado atualmente? Saiu em algum veículo que há planos de abrir loja em MIlão. Vai morar na Europa? O ateliê e fábrica ficam em Mogi das Cruzes e o showroom em São Paulo, na Vila Madalena. Em Milão, existe um ponto de venda da marca, uma multimarca em que as peças de Vitor Zerbinato podem ser encontradas. Ainda não existem planos para abertura de lojas na Europa. Além de Milão, também há pontos de venda em Kuwait, Qatar, Emirados Árabes e Egito.
Você mantém o ateliê e uma coleção sazonal? A marca trabalha com coleções sazonais. Em fevereiro será inaugurado o espaço Vitor Zerbinato sob medida, no showroom da Vila Madalena.
Com licença, que tenho que dar uma de fã: achei lindo o vestido da Sharon no Globo de Ouro (como foi, você fez as provas lá em L.A.? Imagino quantas provas, para acertar aquela modelagem!). E mais lindo, principalmente pela simplicidade, o vestido de noiva da Vanessa, aquele belo fourreau branco. Parabéns! Os vestidos da marca são super conhecidos pela modelagem impecável. A ideia é que o caimento fique sempre perfeito e valorize o corpo feminino. Ele não foi pra LA. A assessora dele fez todo o processo por lá e o Vitor acompanhou as provas remotamente: o tempo todo ele estava em contato com a stylist da Sharon.