Cavalera, de volta ás origens
Em 1995 um pequeno estande em uma feira de moda praia e surfwear chamava a atenção pelo bom-humor, já que, em pleno apogeu da indústria do luxo, exibia camisetas e bolsas parodiando logotipos de marcas famosas como Chanel e Dior. Nascia a Cavalera, dos sócios Igor Cavalera e Alberto Hiar, conhecido como Turco Loco.
Pois no verão 2007 este espírito debochado foi recuperado pela brilhante equipe de criação: os logos da Chanel, Dior, Armani, Prada e Yves Saint-Laurent se espalham nas estampas das camisetas, jaquetas, shorts, vestidinhos de babados na barra. O “C” duplo que virou símbolo da Chanel ganha o realce de cristais multicoloridos, nas costas de uma jaqueta masculina.
Se pode dar problema de direitos autorais, uso indevido de símbolo de grandes marcas? Claro que pode, principalmente agora, que há processos rolando contra cópias na Europa. Mas que é engraçado, ver esta interpretação na Cavalera, lá isso é. E quem visitou o museu do Kremlin, em Moscou, sabe que o “C” duplo enfeitava o uniforme de um exército antigo da Suécia, muito antes de virar logo da Chanel.
A coleção vibra com vestidos com estampas de frutas em tons de rosa e coral, calças e bermudas masculinas com a águia (esta é logo da própria Cavalera) cristais no bolso traseiro, vestidos de tule com laços aplicados e um movimento de cauda com babados nos minivestidos, que também vira irreverência dentro do contexto da marca.
Assim como nos primórdios, quando o que mais vendia era a camiseta com figuras de roqueiros e a bolsa matelassê preta, há um acessório que deve provocar listas de espera: o tênis tipo Van, masculino ou feminino, cintilando com cristais. Fácil, fácil, um dos sapatos mais bonitos da semana.
Rodapé / os cristais não saem de moda tão cedo. Tanto que a Swarovski, a famosa empresa de Wattens (Áustria), notando que corria o risco de vulgarizar a marca, decidiu criar uma espécie de selo de homologação, sob o nome Crystallized Swarovski Elements. Ou só Crystallized, vá lá. Grandes estilistas e eventos patrocinados por este nome quase tão complicado quanto o Swarovski, sinalizam que seus produtos são de primeira linha / Ângela Hirata, a fera que deu status de luxo às nossas Havaianas, promete carregar sua estratégia de prestígio para a Amazon Life. Tereza Santos e o cacique Raoni contribuem com modelos e idéias de grafismos para a coleção que será exposta no museu Taro Yamamoto, em Tóquio, a partir de 14 de julho até 15 de setembro