Cavalera, de volta ás origens

Em 1995 um pequeno estande em uma feira de moda praia e surfwear chamava a atenção pelo bom-humor, já que, em pleno apogeu da indústria do luxo, exibia camisetas e bolsas parodiando logotipos de marcas famosas como Chanel e Dior. Nascia a Cavalera, dos sócios Igor Cavalera e Alberto Hiar, conhecido como Turco Loco.
Pois no verão 2007 este espí­rito debochado foi recuperado pela brilhante equipe de criação: os logos da Chanel, Dior, Armani, Prada e Yves Saint-Laurent se espalham nas estampas das camisetas, jaquetas, shorts, vestidinhos de babados na barra. O “C” duplo que virou sí­mbolo da Chanel ganha o realce de cristais multicoloridos, nas costas de uma jaqueta masculina.
Se pode dar problema de direitos autorais, uso indevido de sí­mbolo de grandes marcas? Claro que pode, principalmente agora, que há processos rolando contra cópias na Europa. Mas que é engraçado, ver esta interpretação na Cavalera, lá isso é. E quem visitou o museu do Kremlin, em Moscou, sabe que o “C” duplo enfeitava o uniforme de um exército antigo da Suécia, muito antes de virar logo da Chanel.
A coleção vibra com vestidos com estampas de frutas em tons de rosa e coral, calças e bermudas masculinas com a águia (esta é logo da própria Cavalera) cristais no bolso traseiro, vestidos de tule com laços aplicados e um movimento de cauda com babados nos minivestidos, que também vira irreverência dentro do contexto da marca.
Assim como nos primórdios, quando o que mais vendia era a camiseta com figuras de roqueiros e a bolsa matelassê preta, há um acessório que deve provocar listas de espera: o tênis tipo Van, masculino ou feminino, cintilando com cristais. Fácil, fácil, um dos sapatos mais bonitos da semana.

Rodapé / os cristais não saem de moda tão cedo. Tanto que a Swarovski, a famosa empresa de Wattens (íustria), notando que corria o risco de vulgarizar a marca, decidiu criar uma espécie de selo de homologação, sob o nome Crystallized Swarovski Elements. Ou só Crystallized, vá lá. Grandes estilistas e eventos patrocinados por este nome quase tão complicado quanto o Swarovski, sinalizam que seus produtos são de primeira linha / í‚ngela Hirata, a fera que deu status de luxo às nossas Havaianas, promete carregar sua estratégia de prestí­gio para a Amazon Life. Tereza Santos e o cacique Raoni contribuem com modelos e idéias de grafismos para a coleção que será exposta no museu Taro Yamamoto, em Tóquio, a partir de 14 de julho até 15 de setembro