A moda muda, mas Paris também muda bastante, a cada temporada de desfiles. De repente, some um restaurante (o Bistro Romain de Montparnasse, por exemplo), fecha uma loja, uma galeria (a Gaitê, na avenue du Maine) parece desabitada. Pensam que é só no Brasil que a crise afeta tudo? Dizem que o presidente Macron está todo contente com a política econômica do Trump, porque os americanos voltam a turistar em Paris. Ele deveria notar também a quantidade de brasileiros por aqui.

Painel de sapatos de veludo e brocados, coleção Alexandre Birman

Pelo menos um demonstra estar muito bem ambientado: Alexandre Birman. Simplesmente, seu lançamento foi em um dos salões do jardim do hotel Ritz, na Place Vendôme. É o tipo de hotel em que os porteiros barram quem não parece vestido de acordo, não tem cara de hóspede. Sem tempo de voltar ao hotel, fui direto para lá, com meu casaco doudoune (aquele todo acolchoadinho) da Uniqlo (rede japonesa com preços razoáveis). Pois não só fui efusivamente cumprimentada pelo porteiro, como levada até metade do caminho por um gentil acompanhante do hotel. Não foi aquele caso de seguir até o final, para garantir que tivesse bom comportamento, apenas indicou a direção e desejou bonne journée (bom dia).

Tirando este acolhimento raro, chegamos ao salão onde Alexandre era absorvido por ma pessoa de casaco de peles, plumas, sei lá mais o que. Nas prateleiras e paredes, uma coleção linda, desde os sapatinhos de veludo com amarrados até as boots com pompons de pele, passando por uma mule perfeita, de python. Virou quase uma coletiva, de tanta gente atrás do cara, com celulares e câmeras de video. Entre as declarações, a de que um dos sapatos será usado por um atriz na noite do Oscar. Precinho do papatinho: seis mil dólares.

Não tá bom? Lugar lindo, muita gente, coleção luxuosa. E no centro da moda no mundo, Paris. Falou, Alexandre Birman.

E mais / desta vez parece que levam mais a sério a segurança na França. Abre-se a bolsa para ser revistada com detector de metais em todos os lugares. Bom, eu estava com um guarda-chuvinha na bolsa e ninguém falou nada / o tempo melhorou. Hoje estava de 11 (positivos) a zero, com entremeios de chuvinha e bastante sol e céu azul / nas ruas, todos de preto. Nada mais prático / nas plateias, mulheres de 1,80m ainda por cima calçam sapatos de salto 12! Desfile de alemão é um muralha de gente enorme. Os homens estão de calças mais curtas, sem meias. Devem congelar as canelas