Huis Clos, à vontade

O universo dos verdes, dos quépis, dos bolsos pregueados e das jaquetas de aviador foi mais uma vez integrado ao guarda-roupa brasieiro de inverno. Quando pareece que as calcas cargo e a estampa camuflada já estão na vala da roupa de rua, Clô Orozco, um dos grandes nomes da moda paulista, volta ao tema. Pela cor e pelos detalhes acima relembrados, nota-se a volta aos uniformes. A sarja é trocada pelos cashmeres, algodíµes e sedas com inox, reinventa-se a modelagem das calças, com o cós largo e amarrado e sofisticam-se a parka e os blusíµes de trincheira. É uma guerra de bainhas franzidas, que arredondam as silhuetas das jovens modelos e das mais senhoras, que acompanharam o passo rápido das meninas. Com uma diferença, que denuncia a distância de geraçíµes: as lindas senhoras não resistiam à emoção de estar sobre a passarela de ferro, e sorriam, atitude quase proibida nos shows da moda atual.
Nos acessórios, chapêus hí­bridos de quépi e viseira e sandálias de plataforma, tipo anos 40, em couros de avestruz e camurça, com meias opacas.
O elenco de idades variadas exemplifica a abrangência das propostas de Clô Orozco. Pelas formas amplas, que tanto ficam soltas como são apertadas por faixas, pelos comprimentos clássicos, as fardas da Huis Clos vestem toda a tropa de adeptas do seu jeito especial de fazer moda.

Rodapé / a música não combinou com o desfile da Huis Clos. Talvez rock demais, voz chata, algo assim / a sala 1 virou o melhor espaço da Bienal, porque possibilita muitos formatos de platéia e passarela. Mas não é aconselhável para quem tem claustrofobia ou qualquer sí­ndrome do pânico. Ver as portas de saí­da totalmente lotadas de convidados querendo sair ao mesmo tempo provoca apreensão. Um dos bombeiros da brigada de incêndio, indagado sobre outras saí­das, em caso de emergência, apontou desanimado para uma lateral da sala. “Alí­ tem uma porta, que pode ser aberta. Deveria haver uma escada, que não tem. O que se pode fazer é pedir calma aos convidados…” / Cynthia Garcia relança a Enciclopédia da Moda, da Georgina O’Keefe, com muita atualização brasileira